Biografia (2011 – 2015)

O início
Em fevereiro de 2011, Luke Hemmings começou a postar covers em seu canal no YouTube (Hemmo1996). Luke estudava no Norwest Christian College, onde conheceu Michael Clifford e Calum Hood, que em 16 de abril daquele ano, se juntaram a ele e formaram o que viria a ser, tempos depois, a 5 Seconds of Summer.

A banda ainda não tinha um baterista quando foi convidada para se apresentar em seu primeiro “trabalho oficial”. Michael, que já conhecia Ashton Irwin, pediu através do Facebook para que ele fosse tocar no evento com o trio.

No dia 3 de dezembro de 2011, Ashton entrou oficialmente para a 5SOS.

5SOS em sua primeira apresentação com a formação completa.

2012
Em maio de 2012, a 5SOS lançou sua primeira música autoral, “Gotta Get Out”.

 

Em junho, sem nenhuma divulgação além da feita na internet, o seu primeiro EP, “Unplugged”, ficou em 3º no iTunes Austrália e foi TOP 20 na Nova Zelândia e na Suécia.

Após o sucesso de “Unplugged”, a banda fez uma pequena turnê pela Austrália intitulada “Twenty Twelve Tour”. Eles tocaram no Uni Bar em Adelaide, no Oxford Art Factory em Sydney, no Old Museum em Brisbane e no Corner Hotel em Melbourne. Todos os shows tiveram seus ingressos esgotados.

Em outubro, a banda norte-americana Hot Chelle Rae os convidou para abrir os shows da “Whatever World Tour” no país.

5SOS em um dos shows da “Whatever World Tour”.

O primeiro show internacional do grupo aconteceu em novembro, no Zeal Café em Auckland, na Nova Zelândia.

Em dezembro, o quarteto embarcou para uma viagem de composição com destino a Londres. Lá, eles trabalharam com Tom Fletcher, Danny Jones e Dougie Poynter (McFLY), James Bourne (Busted), Roy Stride, Nick Hodgson, Jamie Scott, Jake Gosling e Steve Robson.

Tom Fletcher, Dougie Poynter, Calum Hood, Luke Hemmings e Danny Jones.

Neste mesmo mês, Louis Tomlinson, do One Direction, publicou em seu perfil no Twitter o vídeo de “Gotta Get Out”.

E o clipe de mais uma faixa original, “Out of My Limit”, e um novo EP, “Somewhere New”, foram lançados.

Capa do EP “Somewhere New”.

2013
Em fevereiro de 2013 a banda foi anunciada como ato de abertura da nova turnê mundial do One Direction, a “Take Me Home Tour”. Os garotos foram escalados para abrir shows no Reino Unido, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia.

Antes de iniciarem as apresentações, eles começaram a ser vistos com membros do 1D. Luke, Calum, Michael e Ashton saíram para jogar futebol com Harry Styles e Louis Tomlinson, e foram até um campo de paintball com Zayn Malik e Louis.

Luke Hemmings, Louis Tomlinson, Zayn Malik, Ashton Irwin, Calum Hood e Michael Clifford.

Durante a passagem da turnê pelos Estados Unidos, a banda promoveu pequenos shows acústicos em seus dias livres. Todos os ingressos foram vendidos rapidamente e o quarteto atendeu todos os fãs após as apresentações, em seções de M&G que reuniaram até 400 pessoas.

Entre as viagens, Luke, Calum, Michael e Ashton também se dividiram em seções de composição com produtores e compositores de todo o mundo. Na fase britânica da TMH, os garotos trabalharam em um estúdio em Londres, num revezamento de duplas. Na fase norte-americana, eles colaboraram com John Feldmann, Alex Gaskarth (All Time Low), Benji e Joel Madden (Good Charlotte), Martin Bennett Johnson (Boys Like Girls), e outros produtores/compositores.

Ashton Irwin, Martin Bennett Johnson e Calum Hood.

A banda ganhou seus dois primeiros prêmios em 2013:

  • Artista Australiano do Ano – [V] Channel
  • Artista Revelação do Ano – MTV Buzzworthy

E assinou contrato com a gravadora Capitol Records. Junto com a Capitol, a 5SOS criou seu próprio selo, o “Hi Or Hey Records”. O nome foi inspirado em uma das primeiras entrevistas da carreira da banda.

 

Nesse ano, foram lançados ainda os clipes de “Heartbreak Girl”, “Try Hard” e “Wherever You Are”.

2014
A 5 Seconds of Summer começou 2014 liberando parte do material inédito em que vinha trabalhando desde 2012. Em março, o primeiro single oficial da banda foi lançado. “She Looks So Perfect” fez parte de um EP de mesmo nome. A faixa chegou ao topo do iTunes em 46 países e ganhou um vídeo clipe que conquistou milhões de visualizações no YouTube em poucas semanas.

“SLSP” levou a banda até as primeiras posições da Billboard, ao 1º lugar da UK Charts (Reino Unido) e da Aria Single Charts (Austrália) e possibilitou a sua estréia no palco de uma premiação norte-americana, o Billboard Music Awards.

Em maio, o single “Don’t Stop” foi lançado. A faixa também conseguiu boas posições no iTunes e ganhou um clipe em que Ashton, Luke, Calum e Michael aparecem fantasiados de super-heróis.

Logo após o anúncio de “Don’t Stop”, um jogo chamado “Hungry 5SOS” foi disponibilizado online. O site em que o game foi hospedado teve tantos acessos que em poucas horas ficou fora do ar. Logo, os fãs descobriram que se tratava de uma espécie de pac-man em que de acordo com a sua pontuação, o usuário poderia conquistar a capa do tão aguardado álbum de estréia da banda, intitulado “5 Seconds of Summer”, e as prévias de algumas faixas.

O primeiro álbum de estúdio da 5SOS trouxe músicas já conhecidas pelos fãs (“Heartbreak Girl” e “Beside You”), e inéditas como “Amnesia” e “Good Girls”, que posteriormente se tornaram singles.

“Amnesia” foi apresentada no Video Music Awards (VMA) 2014, no talk show norte-americano Jimmy Kimmel Live e no programa Today Show. Já “Good Girls” teve performances no The Ellen Show, no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e na versão australiana do The X Factor.

Em fevereiro e março, os garotos fizeram ainda sete pequenos shows numa turnê pelo Reino Unido.

No final de março, eles embarcaram para uma rápida viagem de divulgação. A turnê “5 Countries 5 Days” durou literalmente 5 dias, e passou, também literalmente, por 5 países: Suécia, Alemanha, França, Itália e Espanha. Foram feitas entrevistas, seções de autógrafos e apresentações acústicas em cada um dos destinos.

Sete dias após a “5 Countries 5 Days”, a banda voltou aos Estados Unidos para uma sequência de 10 apresentações entre os dias 11 e 25 de abril. A turnê ficou conhecida como “Stars, Stripes and Maple Syrup Tour”.

No dia 30 de abril a banda voltou para a Austrália para a “There’s No Place Like Home Tour”. Inicialmente foram anunciadas cinco apresentações, mas após o início das vendas, foram adicionadas duas datas extras, uma em Sydney e outra em Melbourne.

A 5SOS se apresentou para em torno de 3 mil fãs em suas primeiras apresentações em 2014, e terminou o ano tocando para 17 mil pessoas em dois shows solo na arena The Forum, em Inglewood, Califórnia.

Em 2014 a banda ainda lançou o seu primeiro livro oficial.”Hey, lets make a band?”, conta a sua história e traz fotos e depoimentos dos integrantes. Além disso, o quarteto também realizou a sua primeira convenção de fãs!

A “Derp Con” contou com a participação de fãs de todo o mundo. Para chegarem até a “Derp Rock City” (“cidade” da convenção montada nos estúdios da Paramount), os selecionados precisaram participar de concursos promovidos em seus países. Os vencedores puderam levar acompanhantes para o evento e ainda assistirem a primeira apresentação da banda no The Forum.

5SOS se apresentando na Derp Con.

2015
Após alguns dias de férias, a 5SOS começou o ano trabalhando no material do seu segundo álbum. Ainda em janeiro, a banda apareceu na lista “30 Under 30” da revista Forbes na categoria música.

Já em fevereiro, o grupo recebeu o prêmio de pior banda do ano no NME Awards pela primeira vez. Neste mesmo mês, Luke, Calum, Michael e Ashton começaram a trabalhar em composições com integrantes das bandas Sum 41 e All Time Low, além de Joel e Benji Madden, do Good Charlotte.

No dia 25 eles fizeram seu primeiro show no Japão, o #5SOSPlayTokyo contou com músicas do seu primeiro álbum de estúdio e alguns covers. A banda foi anunciada novamente como ato de abertura do One Direction, dessa vez para dois shows no país, nos dias 27 e 28, na “On The Road Again Tour”.

Em março, a primeira banda a assinar com a “Hi or Hey Records” foi revelada. Na época formada por Nia Lovelis, Rena Lovelis, Miranda Miller e Casey Moreta, a “Hey Violet” também foi anunciada como ato de abertura da turnê mundial “Rock Out With Your Socks Out”.

A 5SOSFam foi coroada como “Melhor Exército de Fãs” no iHeart Radio Music Awards e a banda fez uma apresentação no Kids Choice Awards e liberou o primeiro vídeo do projeto, ainda misterioso, #5ONTHEWALL, com cenas dos bastidores de um dos seus shows em Tóquio.

Em abril, “Good Girls” (single do álbum “5 Seconds of Summer”), recebeu certificado de ouro nos Estados Unidos.

A turnê “Rock Out With Your Socks Out” começou em maio. O primeiro show aconteceu em Lisboa, Portugal, no dia 04. “Permanent Vacation”, música inédita que entraria meses depois no álbum “Sounds Good Feels Good”, foi apresentada pela primeira vez durante os shows. Esse foi também o mês em que o logo da banda teve que ser trocado, já que o antigo pertencia a marca de vestuário Undefeated.

Em junho, durante a ROWYSO na Wembley Arena, em Londres, Michael sofreu um acidente com o efeito pirotécnico do palco e partes do seu rosto foram queimadas. Superado o incidente, a banda desembarcou na Austrália para mais uma sequência de apresentações.

Em uma entrevista para a rádio australiana Nova 96.9, Ashton contou que o sucessor do álbum “5 Seconds of Summer” estava “quase terminado” e que ele havia sido gravado “em mais ou menos três meses” em Los Angeles. “She’s Kinda Hot” foi anunciada como primeiro single do trabalho. A faixa estreou na #6 posição das paradas do Reino Unido.

Ainda em junho, mais um vídeo do #5ONTHEWALL foi disponibilizado, dessa vez junto com um site cheio de mensagens escondidas.

Em agosto, o clipe de “She’s Kinda Hot” foi liberado e o single foi apresentado no Teen Choice Awards. “Fly Away”, mais uma faixa inédita, foi disponibilizada, e logo depois, o nome, capa e data de lançamento do segundo álbum de estúdio da 5SOS, “Sounds Good Feels Good”, foram anunciados. Ele chegaria às lojas e serviços de streaming no dia 23 de outubro.

Artwork

Capa do álbum “Sounds Good Feels Good”.

“She’s Kinda Hot” foi eleita “Música do Verão” no VMA 2015. A banda lançou um EP da faixa com outras três músicas (“Broken Pieces”, “Over and Out” e “Lost in Reality”), e a inédita que mais tarde seria anunciada como um dos singles de SGFG, “Jet Black Heart”.

Setembro trouxe um novo integrante a turnê de Luke, Calum, Michael e Ashton: RJ, um cachorrinho que fez sucesso por aparecer nas postagens feitas pelos garotos durante sua passagem pela ROWYSO. O nono mês do ano trouxe também a primeira apresentação de “Jet Black Heart”, e o vídeo até então perdido do segundo round do “5SOS VS FOOD”, gravado em Houston em 2013.

“Hey Everybody” virou single em outubro e teve seu clipe lançado no fim do mês.

Ainda viajando em turnê, a 5SOS anunciou uma nova sequência de shows para 2016, intitulada “Sounds Live Feels Live”.

No Halloween daquele ano, a segunda convenção de fãs da banda, “The New Broken Scene”, foi armada em Atlanta.

12195811_927884850612891_6870579360830173238_n

Fãs brasileiras com a 5SOS na The New Broken Scene.

Em novembro, “How Did We End Up Here?”, um DVD gravado durante a “Rock Out With Your Socks Out” foi anunciado; “Sounds Good Feels Good” estreou como número #1 no Reino Unido e na Billboard 200 e recebeu  3 de 5 estrelas na review da revista Rolling Stone. “Jet Black Heart” se tornou o mais recente single do álbum.

Dezembro veio com mais apresentações, dessa vez em festivais de fim de ano de rádios norte-americanas.

LEIA MAIS:

2016 em diante

Atualizações da galeria