29.03.22
2 anos de “CALM”: 8 performances para relembrar
Postado por Larissa Rhouse
Compartilhe

Você consegue acreditar que o álbum “CALM” está completando dois anos? Parece até mentira pensar que tanto tempo passou, especialmente depois de todas as dificuldades que tiveram que ser enfrentadas durante o lançamento por causa do coronavírus.

Classificado como o início de uma etapa muito mais madura da banda, o sucessor do “Youngblood” ficou marcado por faixas que abordam temas como relacionamentos abusivos e críticas sobre estereótipos de perfeição. Ouça:

O cenário de lançamento do “CALM”

Em um contexto geral, o disco foi liberado no dia 27 de março de 2020, poucas semanas depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter elevado o estado de contaminação da COVID-19 à pandemia.

Na época do lançamento, diversos países já tinham adotado medidas mais severas para barrar o avanço do vírus, incluindo regras de distanciamento social e lockdowns. Assim, a 5 Seconds Of Summer e vários outros artistas tiveram que adaptar a forma que seus trabalhos eram divulgados.

Apesar do “CALM” ter sido disponibilizado quando o mundo já estava lidando com os impactos da pandemia, a era começou antes do primeiro caso ser notificado e da doença se alastrar. Por isso, singles como “Easier”, “Teeth”, “Red Desert” e “No Shame” puderam ser apresentados para “plateias tradicionais”.

Além dessas faixas, “Wildflower” e “Best Years” também foram performadas pela banda, mas já seguindo à risca as regras da OMS para evitar o contágio do coronavírus. Quer relembrar ou conhecer alguma das apresentações mais memoráveis dessa era? Continue acompanhando o post e confira!

“Easier”

Depois de fazer uma performance memorável de “Youngblood” no palco do The Voice Austrália em 2018, a banda foi convidada novamente ao reality em 2019 para apresentar “Easier” na grande final. Assista:

“Teeth”

Que tal uma apresentação capaz de dar um ótimo enredo para uma fanfic sobre líderes de torcida e jogadores de futebol? Assim foi a eletrizante performance de “Teeth” no intervalo do jogo “Monday Night Football”, da NFL, liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Confira:

“Red Desert”

Sim, a faixa “Red Desert” já foi apresentada ao vivo! Dispensando o uso da bateria e focando em instrumentos de cordas, como violão, baixo e guitarra, a banda tocou a canção no G’Day USA, um dos mais importantes eventos australianos nos Estados Unidos.

Realizada no dia 25 de janeiro de 2020, ou seja, no aniversário de 24 anos de Calum, a cerimônia de diplomacia pública, econômica e cultural tinha por objetivo arrecadar fundos para ajudar no combate, prevenção e reestruturação das áreas atingidas pelos incêndios na Austrália, que castigaram o país entre 2019 e 2020.

Infelizmente, nenhum vídeo em HD foi divulgado para o público, mas é possível ver a apresentação na íntegra abaixo:

“No Shame”

E sabia que o G’Day USA não foi o único evento beneficente que a 5SOS participou antes da pandemia? No dia 16 de fevereiro de 2020, a banda foi uma das atrações do “Fire Fight Australia”, show que reuniu mais de 75 mil pessoas no ANZ Stadium, em Sydney.

Em pouco mais de 10 horas de espetáculos, o evento arrecadou aproximadamente 8 milhões de dólares, que foram repassados ao corpo de bombeiros, comunidades e grupos de bem-estar animal afetados pelos incêndios florestais na Austrália.

Para a participação, a banda escolheu singles como “She Looks So Perfect”, “Easier”, “Want You Back” e “Youngblood”. Além dessas faixas, o “Fire Fight Australia” também foi palco para a primeira performance ao vivo de “No Shame”. Assista:

“Wildflower”

Se desconsiderarmos o vídeo acústico que Luke postou de “Best Years” no dia 20 de março, o single “Wildflower” foi o primeiro lançamento oficial após o início da pandemia. E foi justamente com essa faixa que a 5SOS experimentou uma nova maneira de se apresentar.

Convidados musicais do programa The Late Late Show With James Corden no dia 4 de abril de 2020, a banda fez uma performance virtual do single. Cada um em sua própria casa, Ashton, Calum, Luke e Michael apareceram em telas diferentes com muitos efeitos coloridos e psicodélicos. Relembre:

“Best Years”

Em maio de 2020, a 5 Seconds Of Summer foi convidada para realizar uma apresentação no Red Nose Day, uma campanha que visa erradicar a pobreza infantil, financiando programas que mantêm as crianças seguras, saudáveis ​​e educadas.

Surpreendendo até mesmo o mais otimista 5SOSFam, a faixa escolhida para o evento online foi “Best Years”. Mesmo com toda a dificuldade da gravação à distância, a banda entregou uma das performances mais lindas e emocionantes de toda a carreira. Assista:

Bônus: Live From The Vault

Não dá para falar sobre performances do álbum “CALM” e não citar dois dos maiores espetáculos que a 5SOS entregou durante a era! Como o próprio Ashton já comentou em um tweet, a banda tem um pé no mundo rock e o outro no mundo pop.

Desse modo, eles buscam formas de lançar incríveis músicas pop e reinventá-las nas apresentações ao vivo, tornando-as mais “pesadas” ao explorar aspectos multidimensionais e valorizando os instrumentais.

É assim que podemos descrever as impressionantes e inesquecíveis versões de “Easier” e “Teeth” gravadas no The Vault, na Austrália.

“Easier”:

“Teeth”:

Leia também: Resumão: Tudo o que aconteceu após o lançamento de “COMPLETE MESS”

Texto: Larissa Rhouse (Equipe 5SOS Brasil)

5SOS Brasil | 2012 - 2024
Acompanhe nas redes sociais:
Desenvolvido por Maria Nunes e Uni Design. Host: Flaunt Network | DMCA | Privacy Policy.