O início
A história da 5 Seconds of Summer começou em fevereiro de 2011, quando Luke Hemmings (vocalista) criou o canal Hemmo1996 no YouTube para compartilhar covers despretensiosamente. Em abril do mesmo ano, Calum Hood (baixista) e Michael Clifford (guitarrista), seus amigos de infância e colegas de escola, se juntaram a ele em um trio que futuramente se tornaria a 5SOS.
Ao fechar suas primeiras apresentações “profissionais”, os meninos se depararam com a necessidade de ter um baterista – Michael entrou então em contato com Ashton Irwin pelo Facebook, e a 5 Seconds of Summer nasceu oficialmente no dia 3 de dezembro de 2011.
Já em 2012, a 5SOS lançou seu primeiro EP, “Unplugged”, incluindo a faixa “Gotta Get Out”. O EP chegou ao 3º lugar do iTunes Austrália e foi Top 20 na Nova Zelândia e na Suécia. No mesmo ano, a banda foi convidada à abrir a “Whatever World Tour” do Hot Chelle Rae na Oceania. Eles também embarcaram em uma viagem de composição com destino à Londres. Lá, o quarteto trabalhou com Tom Fletcher, Danny Jones e Dougie Poynter (McFLY), James Bourne (Busted), Roy Stride, Nick Hodgson, Jamie Scott, Jake Gosling e Steve Robson.
Depois de um tweet feito por Louis Tomlinson, a 5 Seconds of Summer foi anunciada como ato de abertura da nova turnê mundial do One Direction, a “Take Me Home Tour”. Os garotos foram escalados para abrir shows no Reino Unido, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia.
Been a fan of this band for a while, everyone get behind them http://t.co/pnRtsffz
— Louis Tomlinson (@Louis_Tomlinson) November 6, 2012
Entre os shows da “Take Me Home Tour”, em 2013, Luke, Calum, Michael e Ashton também se dividiram em seções de composição com produtores e compositores de todo o mundo. Na fase britânica da TMH, os garotos trabalharam em um estúdio em Londres, num revezamento de duplas. Na fase norte-americana, eles colaboraram com nomes como John Feldmann (Goldfinger), Alex Gaskarth (All Time Low), Benji e Joel Madden (Good Charlotte) e Martin Bennett Johnson (Boys Like Girls), dentre outros.
O ano de 2013 trouxe ainda os dois primeiros prêmios da 5 Seconds of Summer: Artista Australiano do Ano – [V] Channel, Artista Revelação do Ano – MTV Buzzworthy, e um contrato com a gravadora Capitol Records.
O ‘boom’ da 5SOS
Em 2014, que pode ser considerado o maior ano da carreira da 5SOS em termos de alcance, a banda:
- Lançou “She Looks So Perfect” – single que chegou ao topo do iTunes em 46 países, levou o quarteto até as primeiras posições da Billboard Hot 100 (Estados Unidos), UK Charts (Reino Unido) e Aria Single Charts (Austrália), e possibilitou ainda a estreia do grupo no palco de uma premiação norte-americana, o Billboard Music Awards;
- Lançou também “Don’t Stop”, com direito a um jogo (Hungry 5SOS) no estilo pac-man que liberava a capa do disco de estreia da banda de acordo com a pontuação do usuário;
- Finalmente liberou “5 Seconds of Summer”, seu álbum homônimo de estreia, com “She Looks So Perfect” e “Don’t Stop”, além dos singles “Amnesia”, “Good Girls” e de novas versões das já conhecidas “Beside You” e “Heartbreak Girl”;
- Lançou sua primeira biografia oficial, “Hey, lets make a band?”;
- Realizou a “Derp Con”, uma convenção que levou fãs de todo o mundo aos estúdios da Paramount, nos Estados Unidos, para participar de atividades e interações com a banda, além de assistir ao primeiro de dois shows solo na arena The Forum, em Inglewood, Califórnia.
“Sounds Good Feels Good”
Em 2015, a 5SOS voltou ao estúdio para trabalhar em seu segundo disco. Integrantes das bandas Sum 41 e All Time Low, além de Joel e Benji Madden, do Good Charlotte, estiveram entre os colaboradores do novo projeto.
Após tocarem no Japão pela primeira vez em janeiro, os rapazes foram anunciados novamente como ato de abertura do One Direction, dessa vez na “On The Road Again Tour”. Em março, a primeira banda a assinar com a Hi or Hey Records, gravadora criada pela 5 Seconds of Summer em parceria com a Capitol, foi revelada. Na época formada por Nia Lovelis, Rena Lovelis, Miranda Miller e Casey Moreta, a Hey Violet também foi anunciada como ato de abertura da turnê mundial “Rock Out With Your Socks Out”.
Com a nova turnê, veio também a primeira apresentação de “Permanent Vacation”, canção inédita que entraria meses depois no álbum “Sounds Good Feels Good”. Além de uma mudança na imagem da 5SOS: o antigo logo (a tally com cinco traços), deixou de ser usado por pertencer à marca de vestuário Undefeated.
Em junho, durante a ROWYSO na Wembley Arena, em Londres, Michael sofreu um acidente com o efeito pirotécnico do palco e partes do seu rosto foram queimadas. Superado o incidente, a banda desembarcou na Austrália para mais uma sequência de apresentações.
Em uma entrevista para a rádio australiana Nova 96.9, Ashton contou que o sucessor do álbum “5 Seconds of Summer” estava “quase terminado” e que ele havia sido gravado “em mais ou menos três meses” em Los Angeles. “She’s Kinda Hot” foi anunciada como primeiro single do trabalho. A faixa estreou na 6ª posição das paradas do Reino Unido.
Em agosto, o clipe de “She’s Kinda Hot” foi liberado e o single foi apresentado no Teen Choice Awards. “Fly Away”, mais uma faixa inédita, foi disponibilizada, e logo depois, o nome, capa e data de lançamento do segundo álbum de estúdio da 5SOS, “Sounds Good Feels Good”, foram anunciados. Ele chegaria às lojas e serviços de streaming no dia 23 de outubro.
Ainda viajando em turnê, a 5SOS anunciou uma nova sequência de shows para 2016, intitulada “Sounds Live Feels Live”.
No Halloween de 2015, a segunda convenção de fãs da banda, “The New Broken Scene”, foi armada em Atlanta.
5SOS pela primeira vez no Brasil
A já anunciada “Sounds Live Feels Live” começou em fevereiro de 2016 no Japão. Entre as demais 100 datas ao redor do mundo, a banda fez uma parada no Madison Square Garden, uma das maiores arenas dos Estados Unidos.
Ainda em 2016, a 5SOS contribui pela primeira vez para a trilha sonora de um filme. “Girls Talk Boys” fez parte do reboot de “Caça-Fantasmas”.
Já em 2017, a 5 Seconds of Summer anunciou uma série de shows de verão (de acordo com a estação no hemisfério norte), que incluiu três apresentações no Brasil. A última delas no palco principal do festival Rock in Rio.
[#TB] E os shows de 2017 ganharem até uma musiquinha especial. Quem não ficou com "…Japan and Lima and Manila or in Chile and back to Brazil…" na cabeça por dias (ou talvez meses)? pic.twitter.com/vnFAoGmoqh
— 5SOS Brasil (@5SOSBrazil) December 8, 2018
Em Porto Alegre, o show aconteceu no Pepsi On Stage. Em São Paulo, no Espaço das Américas (atual Espaço Unimed).
5SOS em Porto Alegre. Foto: Edu Defferrari.
Calum e Ashton em São Paulo. Foto: Ricardo Matsukawa.
Após a apresentação no Rock in Rio, os álbuns “5 Seconds of Summer” e “Sounds Good Feels Good” voltaram ao Top 50 do iTunes Brasil.
Ashton no Rock in Rio.
5SOS no Rock in Rio.
“Youngblood” coloca a banda novamente nas paradas de música
Em fevereiro de 2018, após um longo período sem novas faixas, a 5SOS liberou “Want You Back”, o primeiro single do que viria a ser o seu terceiro álbum de estúdio.
Minutos depois do lançamento, a banda publicou uma lista de países que receberiam a turnê de divulgação do disco (ainda sem nome), intitulada “5SOS III”. A única apresentação na América do Sul foi no Brasil, no Cine Joia, em São Paulo.
Antes de subir ao palco em solo brasileiro, a banda lançou o clipe de “Want You Back” e o áudio de outra faixa inédita, “Youngblood” (que deu nome ao álbum).
[#TB] 5SOSIII Tour no Brasil:
Cidade: São Paulo.
Local: Cine Joia.
Quando: 06 de Junho.|📸: Mercury Concerts. pic.twitter.com/sDnskW5e1H
— 5SOS Brasil (@5SOSBrazil) December 9, 2018
Durante a turnê, foram apresentadas também as inéditas “Moving Along”, “Lie To Me” e “Talk Fast”.
Antes anunciado para o dia 22, o álbum “Youngblood” foi lançado no dia 15 de junho de 2018.
A 5SOS se tornou então a única banda (não vocal) a colocar três álbuns seguidos em 1° na Billboard 200. Com a faixa-título, a banda também chegou ao topo das rádios americanas e na 7° posição da Billboard Hot 100!
Em 2 de agosto, a turnê “Meet You There”, intitulada a partir de uma das faixas do novo disco, começou. O primeiro show foi em Osaka, no Japão. No mesmo dia da apresentação, o vídeo clipe de “Youngblood”, com cenas gravadas em Tóquio e um grupo de personagens inspirados nos rockabillys japoneses como protagonistas, foi lançado.
Em novembro, Luke, Calum, Ashton e Michael subiram ao palco do ARIA Awards, na Austrália, para apresentar “Youngblood” e receber três prêmios: Best Australian Live Act, Best Australian Group e Apple Music Song of the Year (Youngblood).
Após passar pela Ásia, Oceania, América do Norte e Europa, a “Meet You There Tour” chegou ao fim no dia 19 de novembro, na Espanha.
Já em 2019, no fim de março, o álbum “Youngblood” chegou a marca de 1 bilhão de reproduções no Spotify.
The Album YOUNGBLOOD has reached 1 billion streams on Spotify!
@Luke5SOS @Michael5SOS @Calum5SOS @Ashton5SOS thank you to anyone that has listened ❤️ pic.twitter.com/IYQ8IYOLB8— 5 Seconds of Summer (@5SOS) March 28, 2019
Friends of Friends, “CALM”
Durante o processo de composição do 4º álbum de estúdio da banda, Calum Hood esteve em estúdio com Dan Reynolds, vocalista do Imagine Dragons. Ryan Tedder, da banda One Republic, também colaborou com o grupo.
Em março de 2019, Ashton relevou em uma conversa com fãs no Twitter que a 5SOS estava sem gravadora. Ele também contou, dessa vez ao vivo, que o novo álbum estava finalizado.
Já em maio, os rapazes anunciaram um novo projeto chamado Friends of Friends. Toda a renda arrecadada com a venda de moletons, camisas e bottons da marca, além de ingressos de shows realizados pela iniciativa, seriam revertidos para causas apoiadas pela banda e pelos fãs.
Friends of Friends is for you, our friends, and for the friends of your friends. https://t.co/74Xv8bOWhz #FOF 🖤❤ pic.twitter.com/OWe4ZGsm01
— Friends of Friends (@wearefof) May 13, 2019
No mesmo mês, alguns fãs começaram a receber pôsteres com a data 23/05/2019 e o possível trecho de uma nova música.
Aparentemente alguns fãs estão recebendo pelo correio um pôster enviado pela 5SOS. Na imagem do pôster dá para notar que existe uma data: 23.05.2019! https://t.co/4sthwxxwaF
— 5SOS Brasil (@5SOSBrazil) May 17, 2019
O primeiro single do 4º álbum, “Easier”, foi então lançado!
Já em julho, o quarteto liberou uma versão alternativa de “Easier”, como parte do projeto The Vault.
Em novembro de 2019, a 5SOS anunciou as primeiras datas da turnê de apoio de seu novo álbum, a “NO SHAME TOUR”.
Após abrirem o ano com uma apresentação memorável no “Fire Fight Australia”, festival beneficente para arrecadar fundos para o combate aos incêndios florestais em seu país natal, os rapazes lançaram mais um single do novo disco. “No Shame” chegou em fevereiro, seguida de “Old Me” em março.
Os planos de divulgação presencial do disco “CALM”, a gravação do clipe de mais um single (“Wildflower”) e a turnê “NO SHAME” foram interrompidos por conta da pandemia de Covid-19.
Além disso, a sequência de estreias no 1º lugar da Billboard 200, conquistada com todos os discos anteriores da 5SOS, foi interrompida por um problema na distribuição do novo álbum. “CALM” estreou prematuramente na 62ª colocação da lista, subindo para a 2ª posição na semana seguinte.
No Reino Unido, “CALM” superou o “Future Nostalgia”, da cantora Dua Lipa, e conseguiu estrear no 1º lugar.
Ashton Irwin e Luke Hemmings lançam trabalhos solo
Em outubro de 2020, Ashton Irwin se tornou o primeiro integrante da 5 Seconds of Summer a realizar um projeto solo. “Superbloom”, seu álbum de estreia, foi descrito como um trabalho “profundamente pessoal, evocativo e intransigente”. Com faixas que exploravam temas como infância, alcoolismo, desespero e esperança.
Nova gravadora e “5SOS5”
Em outubro de 2021, a gravadora BMG anunciou que a 5SOS agora faz parte de seu catalogo de artistas.
Em março do ano seguinte, a banda liberou “Complete Mess”, single que abriu a era “5SOS5” e uma nova fase para o grupo, como a primeira canção 100% creditada exclusivamente aos integrantes da banda.
Além de ter uma turnê dedica a ele, a “Take My Hand Tour”, o disco foi apresentado no “The Feeling of Falling Upwards”, um show ao vivo realizado no Royal Albert Hall, em Londres, e liberado posteriormente para reprodução em algumas plataformas de streaming.
Em abril de 2023, a 5SOS anunciou uma nova turnê, o “The 5 Seconds of Summer Show”. Criada a partir do conceito de um especial feito meses antes em comemoração aos 10 anos da banda, a tour começou na Argentina, teve duas paradas no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), e seguiu pelos Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa.