14.02.16
A sensação de susto e “pé e dedão gelados” – Hey Everybody! #01
Postado por Fernanda Lima
Compartilhe

A partir de hoje teremos uma coluna quinzenal no 5SOS Brasil chamada “Hey Everybody!”, onde a equipe do site falará sobre assuntos diversos ligados aos garotos, seu trabalho ou a algum tema que precise ser lembrado/discutido por todos nós.

Nessa semana falaremos sobre como é assistir a história da 5 Seconds of Summer, através dos olhos dos fãs! Esperamos que vocês gostem e os convidamos para sugerir novos temas para as próximas colunas (fale conosco no Twitter – @5SOSBrazil).

Era 2012 e eu iria ao primeiro show (pago) da minha vida naquele ano para ver meu grupo favorito na época. Nessa história de amar um artista e não parar de ouvir suas músicas, ver vídeos sobre ele e pesquisar até a raça do cachorro do seu bisavó, acabei caindo em uma entrevista, que graças aos deuses do YouTube foi seguida por uma indicação de outro vídeo, dessa vez com quatro garotos não tão mais velhos que eu, com franjas maiores do que a que eu usava quando tinha 5 anos e riso fácil mas ainda sim meio tímido. Eles formavam uma banda. Essa banda se chamava 5 Seconds of Summer. Ela tinha uma música chamada “Out Of My Limit”. E aí, depois de alguns minutos, eu já estava viciada na música e procurando pela conta deles no Twitter, xingando mentalmente pelo nome da banda ser tão grande e difícil de encontrar por lá, enquanto enviava o link para minha irmã no Facebook esperando que ela visse logo o “OLHA ESSA BANDA AQUI!”.

Era fevereiro quando anunciaram que o One Direction teria uma nova banda de abertura, o nome era 5 Seconds of Summer, e uma amiga resolveu enviar o link de “Out Of My Limit”, uma das músicas deles, para eu ouvir. Meu eu de 15 anos ficou muito feliz em ver um garoto, que mais tarde eu descobriria se chamar Luke, com quase a mesma idade que eu, só alguns meses de diferença. Pensei “i found the love of my life…”, mas acabei vivendo esse amor, não só por ele, mas por toda banda, secretamente por alguns meses até uma nova música e um novo vídeo serem lançados. “Try Hard” me fez jogar as mãos para o alto e acabei sendo puxada pelos garotos para seu novo, mas já grande, exército de fãs.

As duas descobertas aconteceram em épocas diferentes, mas em ambas os garotos não estavam nem perto dos milhões de seguidores que têm hoje, era mais fácil conseguir um follow ou reply no Twitter, eles ainda viviam em Londres e voltavam mais vezes para casa (a Austrália), do que fazem agora que o mundo virou sua residência permanente e tinham apenas planos de lançar um álbum. Eles não eram tão famosos e nem tão reconhecidos, não por estarem em páginas de revistas ou portais na internet, mas pelo seu talento.

Pode parecer que estamos falando sobre o quanto e a quanto tempo conhecemos Luke, Calum, Michael e Ashton – não pessoalmente, infelizmente – mas na verdade, nosso foco aqui é contar como um fã pode acompanhar a trajetória do seu ídolo, e mais que isso, como seu jeito único de ver seu crescimento transforma essa história num enredo melhor do que o da novela das 8h.

Ver uma banda, que até pouco tempo atrás fazia shows acústicos para algumas centenas de pessoas, lotando arenas por onde passou como ato de abertura é de no mínimo deixar qualquer um orgulhoso.

Quando os números da carreira da 5SOS começaram a subir, em relação aos seguidores nas redes sociais, ao número de clipes gravados, de músicas divulgadas e novos lançamentos, passamos por um susto (enorme!), foi meio: “QUANDO ISSO ACONTECEU?!”. Depois do susto veio uma sensação de “gelar o pé e o dedão”, uma alegria imensa por vê-los sonhando cada vez mais alto e de passo em passo, alcançando cada um desses sonhos.

Durante as turnês com o One Direction o interesse do público do grupo pela banda foi aumentando gradativamente. Pouco antes do lançamento de “She Looks So Perfect” eles passaram a dar mais entrevistas do que de costume e quando o single foi lançado, alcançou o topo do iTunes em 46 países, ficando em #1 na UK Charts (Reino Unido) e Aria Single Charts (Austrália). O clipe conseguiu milhões de visualizações, eles lançaram seu primeiro álbum e depois disso, as coisas só foram ficando mais insanas… nunca pensaríamos que eles estariam nos palcos do AMA, ARIA Awards, Billboard Music Awards e VMA tão rápido!

E quando achamos que a coisa do “susto” e do “pé e dedão gelados” haviam parado lá no início do ascensão da 5SOS, descobrimos que o sucesso do primeiro álbum, as apresentações já citadas aqui, os prêmios recebidos e anúncios de novas turnês davam essas mesmas sensações. Você pode ser fã dos garotos a dois ou três anos, um mês ou uma semana, a sensação de ver a história deles sendo escrita sempre será mais ou menos essa.

E o sentimento de orgulho fica ainda maior quando você sabe que ajudou, pelo menos com uma pedrinha, a construir essa pirâmide. As incontáveis horas votando nas redes sociais, as campanhas para aumentar as visualizações e incontáveis discursos para que todos comprem os álbuns e os ouçam legalmente valem MUITO, principalmente quando você para por cinco minutos e pensa em tudo o que eles já conquistaram, no tempo que isso levou e no quanto essa relação de fã orgulhoso + ídolo presente e talentoso ajudou nisso.

É claro que com todo esse sucesso vieram os boatos, que começaram com um simples “fulano tem uma queda por tal famosa”, passaram por “fulana escreve uma música péssima para fulano” e chegaram ao ponto de cada ser do sexo oposto que se aproxima dos garotos ser uma possível namorada, das namoradas de verdade terem até o último fio de cabelo xingado na internet e intermináveis discussões sobre “quem shippa o que”. Mas naqueles cinco minutos de pensamento sobre as conquistas dos garotos, da para perceber que nada disso importa muita coisa, no final do dia, se escolhermos não matar ninguém apenas por ama-los de uma forma diferente da nossa, estaremos tão felizes pelo sucesso deles quanto essas pessoas.

No fim do dia também comemoraremos como nunca o fato de uma nova turnê estar chegando e de uma das casas de show mais conhecidas do mundo estar nela, com todos os ingressos esgotados. Sim, a 5SOS esgotou o Madison Square Garden!

E lá vamos nós para mais um susto e mais uma sensação de “pé e dedão gelados”…

Texto: Emily Puhina e Fernanda Lima (Equipe 5SOS Brasil)

5SOS Brasil | 2012 - 2024
Acompanhe nas redes sociais:
Desenvolvido por Maria Nunes e Uni Design. Host: Flaunt Network | DMCA | Privacy Policy.