16.07.15
Billboard: 5 Seconds of Summer e uma nova geração de boy bands
Postado por Fernanda Lima
Compartilhe

Ao borrar as linhas entre boy band e prodígio pop-punk, a 5SOS se colocou em uma grande corrida.
A melhor coisa que uma atração pop pode fazer é ser controversa – criando uma experiência de confusão e resultando em discussão, que faz as celebridades ficarem tão animadas em dissecar. Boy bands, por definição, não são controversas. Boy bands criam músicas seguras voltadas para as jovens e ingênuas garotas, e adultos frequentemente supõem que este tipo de música não é digno de análise criticas. Adolescentes os amam, e a maioria das pessoas os desprezam. Se já houve um tipo de música estereotipada, esses meninos – muitas vezes montados em uma fábrica de pessoas-perfeitas, suas maçãs do rosto salientes e maxilares esculpidos em proporções imaculadas – seriam os que fazem ela, certo?

Para boy bands, controvérsia é o que acontece quando as linhas são borradas. E se eles não estão necessariamente criando músicas seguras ou fazendo parte dos fabricados garotos lindos? E se uma boy band não é uma boy band, afinal? Isso é o que faz a 5 Seconds of Summer tão interessante.

5SOS é um grupo que atrai um grande número de jovens fãs do sexo feminino, e muito do diálogo em torno do sucesso do grupo australiano depende do One Direction, atualmente a boy band mais popular do mundo. Eles devem muito ao grupo – a partir de um fatídico tweet do membro do 1D Louis Tomlinson e outro de Niall Horan que agraciou os meninos com a posição de atração de abertura na turnê mundial anual do One Direction, por dois anos consecutivos.

Mas em sua essência, 5SOS é uma banda bem pop-punk. Quando harmonizam, é na forma típica dos vocais de equipe da New Found Glory. Quando se apresentam, eles tocam seus próprios instrumentos e compõem a maioria de suas letras. Quando questionados sobre seus músicos favoritos, eles nomeiam Green Day, Mayday Parade e Offspring. Então é uma banda que não é uma boy band, mas provoca reações como uma boy band e se associam com a maior boy band (1D). Entendeu tudo?

O que a 5 Seconds of Summer conquistou em um curto espaço de tempo é um crescimento exponencial em popularidade, muitas vezes só accessível para bandas condecoradas com o termo “boy band”. É um nível de sucesso que é único para este gênero: meninos fofos e vorazes fãs do sexo feminino. Outros grupos têm recentemente feito algo similar a este salto, ou chegado mais perto de fazê-lo. Fall Out Boy sempre esteve enraizado no rock, mas Pete Wentz era um galã que parecia transportado de outro gênero. All Time Low chegou perto de alcançar o sucesso crossover [termo usado na música para designar canções que apresentam junções de dois ou mais gêneros musicais] em meados do final dos anos 2000, mas nunca de fato o atingiu; em realidade, está próximo de atingi-lo agora, talvez graças à constante co-assinatura da 5 Seconds of Summer com o grupo veterano. Quando tudo estiver dito e feito, 5SOS poderia muito bem ser maior que qualquer uma dessas bandas.

A única banda pop-punk desse tipo a subir ao posto de sucesso da 5SOS foi Blink-182 no fim dos anos 90 e começo dos anos 2000 – um grupo que, hoje em dia, encontra-se no alvo de muitas piadas críticas. Onde uma banda como Green Day gastou muito de seu tempo politizando uma experiência jovial, Blink queria porque queria entrar no palco e fazer piadas sobre pênis, enquanto pareciam extremamente bons e eram extremamente engraçados no processo. Uma geração depois, 5 Seconds of Summer seguiu o exemplo quando desvulgarizou a música do Blink enquanto orgulhosamente também as usava como influência. 5SOS pode amadurecer em breve (o baterista Ashton Irwin completou 21 anos na semana passada, o primeiro membro a fazê-lo), mas por ora, eles estão mais próximos de idade com grande parte do seus fãs e estão mantendo as coisas na classificação recomendada para 14 anos. É o que lhes permite enfeitar as capas da J-14 e Alternative Press simultaneamente – uma importante linha para traçar.

Na história da capa da AP do ano passado, o guitarrista Michael Clifford disse: “Eu acho que em dois anos nós poderemos ou ser vistos como os líderes da nova onda pop-punk ou ser vistos como “aquela banda de apoio de merda do One Direction.” Mas, tanto quanto a nossa visão vai, tudo o que sempre quisemos fazer é ser vistos como os que trouxeram de volta as guitarras. Esse tem sido o nosso objetivo desde que começamos: E se nós pudéssemos colocar uma música no Top 20 que tivesse guitarras nela?”.

O interesse de Clifford em invadir secretamente o pop modinha com a música rock remonta à explosão pop-punk do início dos anos 2000. Quando as meninas se cansaram dos estilos pop-cêntricos do Backstreet Boys e *N SYNC, optaram pela aparente falta de alternativa do Blink-182, Good Charlotte e New Found Glory – a multidão Hot Topic [Sempre no Topo (das paradas)], mas com ritmos cativantes. Suas aparências perigosas e composições sensíveis tornaram-se uma justaposição atraente. Talvez seja por causa de One Direction que foi possível para a 5SOS se tornar a cabeça dos que em breve se tornará uma nova onda [de bandas pop-punk], e autorizados a estudar os movimentos e colher os benefícios do Blink e Good Charlotte antes deles.

Enquanto isso, o One Direction é responsável por permitir à 5SOS a preencher o vazio da falta de guitarras no Top 40. 5 Seconds of Summer não tem um hit crossover ainda, mas “Amnesia” atingiu o Top 20 das 100 Mais Quentes ano passado, e seu álbum autointitulado decolou para o nº1 Julho passado com 259.000 cópias vendidas na primeira semana, de acordo com Nielsen Music. Estes número teriam sido alcançados tendo a 5SOS se juntado à Warped Tour em 2013 invés da popular turnê mundial do 1D? Provavelmente não.

A 5 Seconds of Summer continua a sobrepor-se de maneiras muito maravilhosas, uma vez que se prepara para ser [atração] principal em toda a América do Norte e começar a preparar o seu segundo álbum. Para os adolescentes mais velhos, a música do grupo pode lançá-los em outros reinos da música rock, e talvez em um ressurgimento pop-punk, se este está prestes a acontecer. E os fãs mais jovens podem precisar de um novo grupo para adorar se 1D começar a encerrar ao longo dos próximos anos. 5 Seconds of Summer – boy band que não é uma boy band – é a melhor configurada para o estrelato do que talvez qualquer outro grupo afora, graças a esse apelo multidimensional. Agora, cabe a eles sustentá-lo.

Fonte: Billboard
Tradução/Adaptação: Equipe 5SOS Brasil

5SOS Brasil | 2012 - 2024
Acompanhe nas redes sociais:
Desenvolvido por Maria Nunes e Uni Design. Host: Flaunt Network | DMCA | Privacy Policy.