18.11.14
Billboard: A Derp Con do 5 Seconds Of Summer: Navegando por uma convenção de fãs de uma boyband de pop-punk
Postado por 5SOSBrazil
Compartilhe

Adolescentes gritando, pizza de doces, bandas de mariachi e mães gratas: por dentro do fim de semana do encontro de fãs do 5SOS.

Ao entrar no mundo do 5 Seconds Of Summer, você deve estar preparado. Você precisa do uniforme de meias acima do joelho e camisetas de punk rock, e de tampões de orelha para abafar o som quase vulcânico dos gemidos de garotas adolescentes. Você precisa se deixar fazer parte daquela comunidade e aceitar o fato que todos ao seu redor estão tempo um tempo ridiculamente bom. E existe uma alta possibilidade de que você também terá.

O conceito para a Derp Con do grupo de pop-punk australiano (nome originado do fato dos meninos do 5SOS se considerarem estranhos, sempre “derping” por aí) foi sublime. Crianças de toda parte do mundo entraram na competição de seu país de origem por alguma rádio ou plataforma de mídia, e se ganhassem, eles seriam levados para Los Angeles, colocados em um hotel bom e receberiam entradas para participar de um dos shows da banda no famoso, Forum. Entre isso: um dia prometido de brincadeiras em um local misterioso.

Para uma banda que vira e mexe é perseguida entre os hotéis e aeroportos por fãs vorazes – é isso que acontece quando você abre para o One Direction, consegue um álbum de estreia Número 1 e se torna uma das estrelas revelações do ano sendo garotos adolescentes bonitos – 5SOS conseguiram manter a Derp Con como um evento isolado. Billboard  e outras pessoas que foram, receberam a ordem de se encontrar no lobby do Hotel Andaz no Sunset Boulevard as 8:45 na manhã no domingo (16 de Nov.), onde pegaríamos uma carona para… bem… algum lugar. Abaixo  tem uma recapitulação de minuto-a-minuto da convenção de fãs cativante do 5 Seconds Of Summer:

8:45 AM – Uma série de ônibus de turismo começaram a chegar no hotel. Aparentemente, nós iremos pegar carona com estilo hoje.

9:03 AM – Quando o ônibus começa a se mexer, se torna evidente que nosso guia de turismo ia nos mostrar a versão do 5 Seconds Of Summer de Los Angeles. “‘Pizza’ foi apresentado no House of Blues, em um dos primeiros shows do 5SOS,” ele anuncia. Uma garota pergunta se é o mesmo local que aparece no filme “Sexta-feira Muito Louca” da Lindsay Lohan. Passar uma hora no ônibus com esse cara provou que ele não sabia muito bem como lidar com garotas adolescentes, porque ele fez comentários como  “Você talvez seja muito nova pra isso, mas você já ouviu falar de uma cantora chamada Sheryl Crow?” e “O único momento que L.A. fica vazia é agora, em um domingo de manhã. E as pessoas rock’n’roll estão dormindo depois da festa de ontem à noite.”

9:19 AM – O guia de turismo faz uma piada sobre James Dean. A garota não sabe quem é James Dean.

9:23 AM – O guia de turismo faz uma piada sobre o Ketchup, se referindo ao cachorro de brinquedo que a banda tinha quando estavam gravando o álbum. Ele ganha elas de novo.

9:34 AM – A garota suspira e tira fotos do Panda Express. A 5 Seconds Of Summer ama a Panda Express.

10:00 AM – Nós chegamos no nosso destino: Paramount Pictures. O ônibus é muito alta pra passar no icônico portão do estúdio, então somos forçados a dar a volta.

10:12 AM – Enquanto o ônibus continua andando, um grupo de garotas começa a mudar as letras de “English Love Affair” para algo sobre ir para Los Angeles e conhecer a 5SOS family. Uma garota, usando uma fantasia de lã de pinguim em plenos 27 graus, tira um ukelele e começa a tocar “She Looks So Perfect.” Na galera, tem uma gangue de Pikachus, meninas más, kimonos e crianças em uniformes escolares, como no clipe de “Good Girls.” Tem bandeiras de todos os lugares do mundo sendo usadas como capa. Essa é as olimpíadas das meninas adolescentes.


11:12 AM – Depois de uma espera de segurança prolongada, nós finalmente entramos da Paramount, onde tem um tapete vermelho e falsas câmeras de paparazzi piscando o flash ao nosso redor. Alguns passos a mais e o lugar parece com a Comic-Con: tem um cara numa fantasia do Homem Aranha e uma banda de mariachi fazendo cover de “Don’t Stop.” Tem um DJ competindo com eles, colocando músicas de pop-punk e pop-rock do começo dos anos 2000. A música “Are You Gonna Be My Girl” do Jet foi tocada mais de uma vez.

11:18 AM – O primeiro destino é o check-in, onde cada participante recebeu um mapa, uma programação e um passaporte australiano falso. Tem seis estações no total que as garotas são destinadas à ir. Pouca informação é dada sobre cada uma. Dentro, “Derp Rock City,” e vários posters clássicos do rock adulteradas para virar o 5SOS estão grudados pelas paredes.

11:20 AM – Nossa primeira estação é a “Fotos Estranhas de Família,” onde as garotas iriam conhecer a banda. A informação não é contada explicitamente – apenas “Fiquem calmas, uma de cada vez.” As garotas descobriram instantaneamente e parecia como se um fusível tivesse iluminado dentro de suas almas.

11:30 AM – Eles nos fazem sentar em uma sala com cadeiras dobráveis, encarando uma janela exposta. As garotas estão quietas e confusas e então barulhentas. A garota australiana programada de ir primeiro começa a respirar muito rápido. Outra garota começa a chorar porque ela consegue ouvir as risadas abafadas dos meninos de fundo.

11:52 AM – Elas veem os meninos de longe, e explodem. Aquelas risadas abafadas eram só de pessoas trabalhando lá.

12:00 PM – Duas garotas e sua mãe entram na sala com a banda. A mãe agora também está ficando enérgica, tremendo e chorando junto com elas. Luke Hemming, o ladrão de corações da banda, conta pra elas que elas cheiram bem. Ele talvez também tenha dado pra elas um milhão de dólares.

12:03 PM – Depois das garotas conhecerem a banda e conseguir a foto, a mãe vem até mim e conta que o aniversário de 15 aos da filha dela é em duas semanas, e que a família dela não pode pagar uma quinceañera. Ganhar a competição então, foi um presente de Deus. “Você provavelmente não tem filhos, mas quando você tem, eles se tornam tudo,” ele começa. “Quando eles estão tristes, você está triste. Quando eles estão felizes, você está feliz. Eu sou só uma mãe, mais velha. Eu nunca poderia oferecer isso à ela. E ela está feliz.”

12:18 PM – A próxima estação se chamava “5SOS Virtual,” onde as fãs conseguiam ter a experiência de como era gravar com os meninos. Um grupo de garotas colocavam óculos de realidade virtual e um fone enorme que abafa os ruídos de fora completamente e assistiam à um pequeno clipe dos garotos ensaiando a música “End Up Here.” Quando terminava, as meninas viravam e viam os mesmos instrumentos que os meninos usaram no vídeo. Uma garota chorava,  “Minha bunda está onde a bunda do Ashton estava!” 12:23 PM – A garota da bunda do Ashton declara que ela quer montar uma banda. 12:28 PM – É hora da Parede de Graffiti. Bem como as meninas do clipe de “Good Girls”, aqui as crianças podem ter a experiência da arte de pintar com spray… virtualmente, claro. Tem telões e controles em forma de lata para segurarem com as mãos, e quando a participante acabavam de escrever “Michael case comigo,” elas acrescentavam emojis com tema do 5SOS como línguas e logos. Em um certo ponto eu pensei que uma garota ia ser, particularmente, badass e escrever “ódeio,” (“hate”), mas ela estava escrevendo “Haley.” Isso é meio que a beleza desse lugar – tudo é positividade, toda hora. A forte ênfase na tecnologia aqui faz realmente parecer uma convenção.

1:00 PM – Pausa pro almoço. Eu me sirvo uma bebida adulta “Don’t Stop the Derp.” Em um certo ponto, um cara em uma fantasia das tartarugas ninjas pega uma bebida também. As opções de comida são bem adolescente-amigáveis: tem duas estações de pizza, com as opções selecionadas pelos meninos, e algumas das pizzas tem M&M’s, ursinhos de goma e minhoquinhas de goma nelas. Eu provei a que tinha vegemite. Não foi horrível.

1:13 PM – Um DJ começa a nos entreter com ainda mais músicas escolhidas pelo 5SOS como “Hero” do Foo Fighters e “Jesus of Suburbia” do Green Day. Enquanto isso, garotos estão animadas trocando os users de Instagram  e Twitter um com a outra.

2:00 PM – Nós entramos em um quarto escuro legal com fliperamas da Capcom antigos e um Pac-Man com o tema do 5SOS chamado “Hungry 5SOS.” Um grupo de garotas começa a jogar em um telão de LED enorme, enquanto uma platéia assiste atrás.

2:12 PM – A garota que ganhou o “Hungry 5SOS” me conta que ela deu para o guitarrista, Michael Clifford, um Game Boy quando ela conheceu ele – especificamente um Game Boy Advance SP, que foi lançado em 2003 e hoje é vintage. Ela representa a geração que entrou na música do Green Day pelo American Idiot, e fez do 5SOS, super estrelas.

2:18 PM – A próxima estação é a “Da Green Screen,” onde as fãs podem pegar coisas como óculos gigantes ou um sombrero com a assinatura do Calum Hood e recriar algumas das capas dos álbuns da banda. É uma ideia ótima, mas as garotas estão, em grande maioria, ainda falando sobre o fato de terem conhecido a banda apenas duas horas atrás.

2:23 PM – Nós chegamos no que deveria ser nossa estação final construída com os confins dos chãos da Paramount, a “Loja de CD Hi Or Hey,” nome dado por causa da primeira gravadora da banda Hi Or Hey Records. Depois de entrar, as garotas recebem um EP exclusivo da Derp Con autografado pela banda.

2:30 PM – A essa hora da tarde, todos já estão exaustos e esperando por aí, se perguntando porque nós teremos que ficar aqui até as 5PM.

4:00 PM – Outra surpresa! A 5 Seconds Of Summer aparecem em um pequeno palco na Paramount, apresentando hits como “Out Of My Limit,” “Good Girls,” “Amnesia” e “She Looks So Perfect” acústicas para um set especial antes do show deles no Forum mais tarde naquela noite. Entre uma música e outra, os meninos respondiam perguntas que foram escritas pelas fãs. Calum tira uma cartão, e começa a rir e diz, “Isso aqui veio da minha mãe? ‘Qual a comida preferida da sua mãe?'” Depois de algumas centenas de perguntas, o baixista aparentemente acha a pergunta da sua mãe. Parece uma metáfora que se encaixa nessa banda: eles continuam crianças, depois de tudo.

Fonte: Billboard

Tradução/Adaptação: 5SOS Brasil

5SOS Brasil | 2012 - 2024
Acompanhe nas redes sociais:
Desenvolvido por Maria Nunes e Uni Design. Host: Flaunt Network | DMCA | Privacy Policy.