31.07.14
Billboard: Influências da 5 Seconds of Summer – 10 artistas que moldaram o seu som
Postado por Fernanda Lima
Compartilhe

A 5 Seconds of Summer quer que você saiba que eles são uma banda de rock. Claro, você vai ver o One Direction tocar algumas guitarras em um show, e sim o estilo de banda de rock era parte do grupo Jonas Brothers, mas já faz um longo tempo desde que uma boy band realmente saiu dessa onda. Com seu álbum de estréia no topo da Billboard 200, a 5 Seconds of Summer está definitivamente acontecendo, e também está mais para uma banda de rock – uma banda de rock muito elegante que trabalha com compositores renomados, mas ainda sim, uma banda de rock.

E eles não têm vergonha das suas influências. Hoje em dia, algumas pessoas podem dizer que as guitarras estão meio sumidas (isso foi dito para os Beatles, uma vez), mas o quarteto não tem vergonha de representar as bandas que o inspira. Algumas delas estavam nos primeiros covers acústicos postados pela 5SOS no YouTube, alguns enfeitam a banda em suas camisetas (falaremos sobre isso mais tarde), e outras apareceram nos créditos de composição de suas músicas. Abaixo, confira um resumo das 10 maiores influências da 5 Seconds of Summer, feito pela Billboard:

1. Blink-182: Não precisamos procurar muito para perceber que a 5 Seconds of Summer foi muito influenciada pelo show de Mark, Tom e Travis. Bandas de pop-punk que têm o Blink-182 como uma “musa” não são novidade, mas, dada a pouca idade dos caras da 5SOS, isso é notável. Luke Hemmings e companhia tinham menos de 10 anos de idade quando o Blink podia ser ouvido nas rádios. Eles ainda fizeram um cover de “I Miss You” – faixa que foi lançada quando Hemmings tinha apenas 7 anos – de volta aos seus dias de pré-estrelato (2011, para ser exato).

2. All Time Low: Esses pop-punks de Maryland nunca tiveram vergonha da sua influência do Blink-182, e no círculo da vida pop-punk, os caras da 5 Seconds of Summer são alguns dos maiores fãs do All Time Low. O quarteto responsável por jams como “Dear Maria, Count Me In” é uma das únicas três influências citadas na página oficial da 5 Seconds of Summer no Facebook, e em seu álbum auto-intitulado de estréia, eles têm uma (citação) melhor. O vocalista do ATL Alex Gaskarth co-compos três faixas com a banda: “Kiss Me Kiss Me”, “End Up Here” e “Long Way Home”.

3. Good Charlotte: A comunidade pop-punk ainda está muito dividida sobre o Good Charlotte, mas não a 5 Seconds of Summer. “O Good Charlotte é a razão pela qual comecei a tocar guitarra”, disse Luke Hemmings em um vídeo sobre as influências da banda. “Foi aí que todos nós começamos.” E em seu álbum de estréia, que é onde a 5SOS terminou. Benji e Joel Madden co-compuseram a penúltima faixa do álbum, “Amnesia”, junto com a banda. Confira o vídeo da 5SOS falando sobre suas influências abaixo:

4. Green Day: “Green Day’s on the radio and everything is alright,” aparece na faixa “Long Way Home”, com a 5SOS gritando sobre uma das suas maiores influências. “Nós crescemos na época do Green Day”, diz o baterista Ashton Irwin. “Esse tipo de música nos influenciou muito.” Irwin nasceu no mesmo ano que “Dookie” foi lançado, por isso fica claro que ele está falando da época de American Idiot. Nós não temos muita certeza se gostaríamos de uma ópera de rock político da 5SOS, mas em termos de ganchos e estilo de arenas, eles fecham a conta.

5. Nirvana: Se você já viu algumas fotos dos caras, você sabe que eles têm uma coisa pelo Nirvana – principalmente o baixista Calum Hood, que aparece usando roubas do Kurt Cobain e do Nirvana mais do que qualquer um dos seus companheiros de banda (o que tem algum significado). E não vamos esquecer o refrão de “End Up Here”, que começa com o verso: “How did we end up talking in the first place? / You said you liked my Cobain shirt.” E adivinhem? Segundo a maioria dos historiadores de rock, a música do Nirvana foi quase tão influente quanto a sua influência na moda!

6. Mayday Parade: Assim como o All Time Low, o Mayday Parade é uma banda pop-punk que ficou famosa na época em que os meninos da 5SOS estavam apenas começando o ensino médio. Para um de seus covers acústicos antes da fama, a banda fez uma versão da música “Jersey”, do Mayday Parade.

7. Busted: Se os americanos conherem essa banda pop-rock britânica (que lançou dois álbuns e uma série de singles de sucesso no início dos anos 2000), deve ser através das músicas “What I Go to School For” e “Year 3000”, que tiveram versões feitas pelos Jonas Brothers. A 5 Seconds of Summer teve sessões de composição com o vocalista do Busted, James Bourne, e fez um cover de “Year 3000”, para sua série de acústicos postados no YouTube.

8. McFLY: Os pop-rockers britânicos do McFly estão tão conectados com o Busted que recentemente fizeram uma turnê ao lado deles como o supergrupo McBUSTED. E como o Busted, a 5SOS fez uma parceria em estúdio com o baixista do McFly, Dougie Poynter.

9. A Day To Remember: Você provavelmente não vai encontrar bate-cabeças em um show da 5 Seconds of Summer, mas isso não significa que a banda não tenha algumas influências hardcore no seu arsenal. A banda hardcore da Flórida também tem algumas músicas acústicas em seu repertório, então não é tão surpreendente que a 5SOS tenha feito um cover acústico do ADTR.

10. Boys Like Girls: Completando o trio de influências citadas no Facebook da 5 Seconds of Summer (junto com o All Time Low e o Mayday Parade), está o Boys Like Girls, uma banda de pop-rock mais conhecida por sucessos como “The Great Escape” e “Love Drunk”. E para a sorte da 5SOS, eles chegaram a passar um tempo em estúdio com o vocalista do Boys Like Girls, Martin Johnson, em 2013. Embora nenhuma das suas colaborações façam parte do álbum de estréia da banda, Johnson emplacou sucessos co-compondo e produzindo para artistas como Avril Lavigne e Jason DeRulo.

Menção Honrosa: Amando merch de bandas tanto quanto eles amam, a 5 Seconds of Summer foi fotografada vestindo camisetas de muitos artistas que estão fora dessa lista. As camisetas em que eles foram vistos incluem – não são só essas – os Rolling Stones, AC/DC, Sex Pistols, Joy Division, New Order, Bad Brains, Def Leppard, Ramones, Jimi Hendrix, The Strokes, Iron Maiden, The Misfits, Jawbreaker, Queen, The Clash e, como da para ver abaixo, Less Than Jake:

Fonte: Billboard
Tradução/Adaptação: Equipe 5SOSBrasil

5SOS Brasil | 2012 - 2024
Acompanhe nas redes sociais:
Desenvolvido por Maria Nunes e Uni Design. Host: Flaunt Network | DMCA | Privacy Policy.