Todos concordam que a 5 Seconds Of Summer não decepciona quando o assunto são clipes, certo? Desde o primeiro álbum, a banda já mostrava uma criatividade imensa nas produções audiovisuais, que foram evoluindo com o passar do tempo e trazendo diversas mensagens nas entrelinhas.
Bons exemplos disso são os vídeos de “Youngblood”, “No Shame” e “Old Me”, considerados verdadeiros marcos no fandom no quesito “conceito”. Agora, e se eu te dissesse que o clipe de “COMPLETE MESS” também pode ter mensagens escondidas, você acreditaria?
Perto de “Youngblood”, “No Shame” e “Old Me”, o debut single do 5SOS5 pode até parecer simples. Porém, ao analisar com cuidado os elementos apresentados, é possível notar que a 5SOS entregou MUITO mais do que os olhos podem ver.
Curiosos? Então continue acompanhando esse artigo e confira algumas teorias que farão sua mente “explodir”!
Simbologia do deserto
Sem dúvidas, a principal característica a ser notada no clipe de “COMPLETE MESS” é a bela extensão árida do local. Sem nenhum outro elemento que possa atrair a atenção do telespectador, o clipe foi gravado em uma região desértica, fazendo com que tudo pareça mais simples.
Mesmo que o cenário não traga nenhum elemento visual marcante, a simbologia por trás do “deserto” é algo que pode ser associado facilmente com o que a 5 Seconds Of Summer pretende passar com a nova era.
Na atualidade, muitas pessoas acreditam que o deserto está relacionado com a busca da realidade, caracterizando-se como o local ideal para encontrar-se com o seu próprio eu. Não só isso, a área ainda está associada com metáforas sobre autoconhecimento, sendo o local que você deve “ultrapassar” para chegar à “terra prometida”.
Para quem não sabe, a faixa “COMPLETE MESS” foi composta e produzida exclusivamente pelos integrantes da banda durante uma viagem para Joshua Tree, um parque nacional estadunidense que inclui partes dos desertos de Colorado e Mojave, permitindo que já haja uma associação com o cenário escolhido para a gravação.
Porém, se você pensa que essa é a teoria que permite conectar a escolha do deserto com a 5SOS, você está muito enganado! Em um comunicado à imprensa, Michael revelou que eles queriam descobrir quem eram como banda e a única forma de fazer isso era escrevendo apenas com os integrantes.
Na mesma nota, Ashton comentou que eles perceberam que “se você quer algo que realmente represente como você se sente, você tem que fazer você mesmo”. Sabendo que o deserto tem como simbologia justamente o conhecimento sobre quem você é, seria a escolha do local uma representação do que Ashton, Calum, Luke e Michael realmente querem para a 5SOS?
Solitude x Solidão
Quando analisamos o simbolismo espiritual do deserto, é possível encontrar quatro elementos importantes: o silêncio, a renúncia, a essencialidade e a solitude. Em suma, os primeiros referem-se a aproveitar os ruídos do vento e da respiração, desapegar de itens materiais e validações mentais e se conectar com a sua essência, respectivamente.
Já o quarto elemento espiritual da região árida necessita de um pouco mais de cuidado para entender. Diferente do que muitos pensam, a solitude não deve ser usada como sinônimo de solidão.
Para o teólogo Paul Tillich, “a linguagem criou a palavra solidão para expressar a dor de estar sozinho. E criou a palavra solitude para expressar a glória de estar sozinho”. Nessa perspectiva, a solitude é como a “cura” da solidão, pois por meio dela você pode conhecer melhor os seus pensamentos e, consequentemente, é capaz de compreender melhor os dos outros.
A princípio, o que interligava o termo com “COMPLETE MESS” era a cena em que os quatro se separam, pressupondo que eles buscavam se conhecer primeiro para poder compreender uns aos outros quando trabalhavam juntos, assim como buscavam seus próprios caminhos sem nunca esquecer onde seus corações pertencem.
Após a liberação da entrevista da banda para a Rolling Stones Índia, é possível perceber que não só o clipe gira em torno dessa teoria, mas toda a nova era! Quando perguntados como foram os últimos dois anos da banda como amigos e músicos por conta da pandemia, a resposta de Luke foi emocionante:
Parecia que tínhamos que nos ver de fora e entender quão especial tudo é […] Acho que uma das coisas mais espectrais e mais duradouras sobre essa banda é que somos amigos mesmo depois de tanto tempo […] Me sinto muito abençoado por termos isso. Acho que mesmo que surjam coisas que precisamos descobrir ou [o fato que] todo mundo tem suas próprias vidas agora, entendemos o quão importante é manter essa amizade e manter a banda porque queremos”
Sobre esse ponto, também é possível destacar a parte em que Calum bloqueia a passagem de Ashton e, logo em seguida, os dois caem na areia como se estivessem brigando. No final da cena, um ajuda o outro a levantar e seguem o caminho juntos.
A 5SOS é uma banda que está há mais de 10 anos na estrada e já afirmaram várias vezes que eles têm uma relação de irmandade. Com o longo tempo de convivência, as brigas são inevitáveis, mas ao ser capaz de entender a si mesmo e ao outro, eles superam qualquer obstáculo.
Simbologia do espelho
Embora não exista o objeto em si nas cenas, em “COMPLETE MESS” o espelho é representado na parte em que aparecem os reflexos dos integrantes. Por mais que o elemento também esteja associado com o conhecimento, a sua simbologia explora alguns conceitos muito mais profundos.
Como todos sabem, um espelho é uma superfície capaz de refletir a luz e as imagens de objetos e pessoas. No entanto, os reflexos são apresentados de forma invertida, permitindo que se veja uma realidade aparente que pode estar associada com o conceito de perenidade, tanto no sentido de continuidade quanto de algo durável ou eterno.
Em uma análise mais aprofundada do elemento, ele pode estar associado com fatores como verdade, pureza, sinceridade e sabedoria, características que permitem conhecer a essência das pessoas.
Recentemente, Calum disse que achava que “COMPLETE MESS” era uma das “primeiras representações verdadeiras da banda em sua forma mais honesta”. Então, estaria o espelho representado no clipe para mostrar que a banda está buscando uma forma de deixar seus trabalhos mais genuínos, sem a interferência de pessoas externas?
Teoria das cores
Além do cenário desértico e da representação do espelho, as cores das roupas que Ashton, Calum, Luke e Michael utilizam podem trazer conceitos escondidos. Sobre isso, algumas observações – e teorias! – podem ser destacadas.
Especialistas da No Film School fizeram uma lista com alguns significados de cada cor. Em ordem alfabética dos integrantes e tendo o estudo como base, Ashton está de azul, que simboliza tranquilidade, serenidade, harmonia, espiritualidade, confiança, etc.
Enquanto isso, Calum optou pelo vermelho, que tem como significados a paixão, o poder, a excitação, a energia, etc. Dando um toque mais radiante, Luke usa amarelo, uma cor comumente associada com sabedoria, conhecimento, imaginação, felicidade, verão, etc.
Diferente dos meninos, Michael optou pela neutralidade do branco e do preto. E é justamente aí que entra uma nova suposição sobre “COMPLETE MESS”. Na Teoria das Cores, elas são caracterizadas respectivamente como a presença ou a ausência de luz, sendo que o branco reflete todas as cores e o preto absorve todas elas.
Desse modo, a escolha de Michael poderia estar associada com a ligação entre todos os integrantes e a importância da banda para cada um, enfrentando as dificuldades e permanecendo unidos. Nesse contexto, é possível até associar a ideia com um trecho da própria canção:
“Me agarro a momentos como se eles nunca se afastassem / Porque você nunca vai dizer adeus / Eu não faço perguntas enquanto suas cores tomam controle / Enquanto minha escuridão se transforma em ouro por dentro”
Elementos e considerações adicionais
Existem dois outros tópicos que podem ser abordados sobre o clipe de “COMPLETE MESS”, sendo um deles sobre as cenas em si e o outro sobre uma possível relação com “Red Desert”.
No final da gravação, Ashton, Calum, Luke e Michael olham fixamente para uma luz azul no céu, que “abduziu” não só eles, mas todas as imagens que apareciam. Normalmente, a luminosidade nessa tonalidade é associada a sensação de paz, relaxamento e bem-estar.
Em conversa com a Rádio Kiss Kiss, da Itália, a banda revelou que uma das razões para terem saído da antiga gestão é o fato de que eles não queriam fazer músicas por obrigação. Sendo assim, o final poderia estar associado com a entrada da banda em uma era sem pressões externas, em que eles podem fazer o que amam do jeito que desejam?
Por fim, o cenário de “COMPLETE MESS” nos remete a uma antiga conhecida do fandom: a faixa “Red Desert”. Para quem não sabe, Ashton publicou em 2018 as coordenadas do monólito de Uluru, no Território do Norte, conhecido como o “Centro Vermelho” da Austrália e considerado um local sagrado no país.
Existem algumas suposições que podem ser levantadas ao pensar na região árida como o cenário de partida para o início da nova era:
- A vontade da banda recuperar suas raízes, visto que um das estruturas mais importantes da Austrália fica justamente em uma região desértica;
- Os trechos de “Red Desert” que dizem: “[…] Deserto Vermelho, cura nossas tristezas / Eu mergulharia fundo por você” e “Arrume suas malas, permaneça fiel ao Norte (associado com a localização do Uluru) / Você é a única por quem eu faria isso”, considerando que os quatro sempre fariam tudo pela 5SOS.
N/A: Vale lembrar que todas as considerações sobre o clipe de “COMPLETE MESS” e a possível relação do cenário com o significado de “Red Desert” foram levantadas por fãs.
Texto: Larissa Rhouse (Equipe 5SOS Brasil)