09.08.14
Contact Music: 5 Seconds of Summer É uma boy band, mas não por sua música
Postado por 5SOSBrazil
Compartilhe

O que exatamente faz 5 Seconds of Summer uma boy band?

Vocais com auto tune, boa aparência, e um bando de outros artistas e produtores fazendo a música. Essas são, provavelmente, as coisas mais comuns em uma boy band típica. Mas e essas, chamadas de boy band que não são completamente iguais a esse estereotipo – as “boy bands” que estão longe de ser consideradas fabricadas? Eles algum dia terão uma chance, ou é mais fácil se entregar a pressão do mainstream?

5 Seconds of Summer estão aproveitando o seu título de ‘A Próxima Grande Coisa”. Em geral, tem a associação automática de boy band e música ruim. Mas, o que exatamente faz uma boy band? Você poderia dizer que música pop é o radar instantâneo de boy band, e quanto mais pop a música, menos créditos terá. Mas, quando você olha para uma banda como Fall Out Boy – uma das bands de pop rock mais pops do mundo – por que eles são considerados “uma banda de verdade” quando eles não são tão diferentes de bandas como 5 Seconds of Summer? Obviamente, tem um monte de diferenças entre os dois grupos. Mas, o ponto é que ambos começaram só com uns caras querendo tocar música juntos. O tipo de música não é o que faz uma boy band, mas sim o marketing por detrás deles.

E ainda mais: 5 Seconds of Summer estreiou em número um; Fall Out Boy começou em seus locais de punk rock comuns de Chicago, os membros tocando em várias bandas de rock antes de acabar juntos. Seu primeiro grande hit, “Sugar We’re Goin’ Down’ mostrou à gravadora que eles não precisavam de ajuda para vender álbuns – a música fazia todo o marketing por si mesma. De forma similar, 5 Seconds of Summer começou discreto, postando covers no YouTube. Mas, rapidamente, eles conquistaram fama internacional, se juntando a turnê da One Direction em 2023, TAKE Me Home – e esse foi o ponto sem volta. Após assinar um contrato com a Capitol Records naquele Outubro, uma decisão tinha que ser feita sobre como seria seu marketing. E foi assim que a 5 Seconds of Summer versão boy band nasceu.

Ainda mais: 5 Seconds of Summer são o próximo One Direction?

É claro que a situação tinha de ser cuidada com delicadeza, vendo que 5 Seconds of Summer não é sua boy band típica. Os garotos escrevem sua própria música, tocam seus instrumentos, e não foram formadas por um grande produtor. Então? Eles precisavam encontrar um jeito para sua nova cara aparecer sem exatamente alienar suas fãs, ou a música que os colocou onde estão em primeiro lugar. Na verdade, se você perguntar aos membros sobre ser uma boy band, eles não concordariam com isso de forma alguma. “Eu (cresci) assistindo bandas de rock ‘n’ roll e queria ser tipo Tre Cool … do Green Day,” o baterista Ashton Irwin disse a Associated Press. “Ser chamado de uma boy band quando viemos dessas raízes, escrevemos nossa música, e começamos em uma garagem. É meio que, eu não acho que é o termo correto para nós.” Mas é. As raízes não importam, e nem que começaram em uma garagem. O fato é que: serem amigos do One Direction os colocou no mundo da boy band, e eles tinham que ou de adptar, ou morrer. Eles tinham que seguir os passos do One Direction, e não é como se tivessem tido uma escolha.

Então, os meses passaram, e com o lançamento de seu primeiro single, pop pesado, “She Looks So Perfect”, letras como “she looks so perfect standing there in my American Apparael underwear” deixam você coçando sua cabeça. Eles entraram em mais uma turnê com One Direction, e alguns dos artistas com os quais fizeram seu álbum são também conhecidos por participar de músicas do One Direction. O plano funcionou. 5 Seconds of Summer pode ter sido um grupo genuinamente dirigido pela guitarra, som pop-rock/punk. Mas eles ficaram tão fabricados quanto o possível.

Feitos para vender música ou não, antes de 5 Seconds of Summer, esse tipo de som pop-rock era praticamente não existente montado. O quão chiclete que fossem, e por mais que permanecerem parados no Top 40, bandas similares a 5 Seconds como All Time Low ou Mayday Parade não seriam achados na rádio nem em um milhão de anos. Foi a afiliação de boy band da 5SOS que os empurrou além do limite e sob os holofotes. Mas, sua fama não será uma porta aberta para bandas de pop-rock fazer o mesmo. Alex Gaskarth, cantor do All Time Low, escreveu bastante de músicas com 5SOS para seu álbum de estreia. As músicas, na verdade, soam como se tivessem vindo direto de uma pilha com demos da All Time Low. Apesar de o fato de soarem como uma era de 2006 da ATL, eles nunca tiveram um álbum que estreiou acima de um número quatro. Tem uma razão pela qual 5SOS está ficando grande quando, na verdade, All Time Low pode ter merecido primeiro – mas isso não tem nada haver com como cada banda soa. Pelo que importa, All Time Low não foi nunca considerado uma boy band.

Também existem outras ocasiões onde uma banda é, tecnicamente, fabricada. Mas, o jeito de seu marketing não é forçado. O grupo do Reino Unido, Rixton, por exemplo, toca seus instrumentos, mas não tem uma música sequer em seu EP composta por eles. Eles não são chamados de a próxima boy band e não servem para o papel também. Na verdade, eles tem músicas incrivelmente acessíveis, e são simplesmente uma banda de pop. The Vamps? Foram formados pelo guitarrista, James McVey, queimarem já teve contrato em uma companhia de agentes, que pesquisava possíveis membros no YouTube. Apesar de que a maioria de seu CD é escrito por eles, eles ainda são considerados uma boy band. E, as vezes, você consegue ver que seu marketing é forçado, e isso não acaba bem. Emblem3 eram, originalmente, um grupo de rock alternativo, até que sua estadia no X Factor terminou com eles escrevendo com o compositor Sacan Kotecha. Seu álbum de estreia era brilhoso com pop, mas a banda odiava a direção que estavam tomando, e nenhum dos singles acabou por decolar.

Ultimamente, bandas pops vem de formas variadas. Eles podem terem sido criados; podem ter estado juntos por anos. Talvez eles escrevam suas músicas; talvez nunca tenham sequer tocado em um instrumento. De qualquer forma, nada disso os transforma em uma boy band, porque eles não são só os grupos que fazem músicas que a sua irmã gosta. Na verdade, você poderia ir ao extremo e dizer que boy bands nem existem até que são especificamente feitas para isso. Ela nunca serão reconhecidos como música legítima, porque a marca que é forçada ao público fica mais do que se eles escrevem suas próprias músicas ou tocam instrumentos. Provavelmente até houveram algumas boy bands que tinha músicas melhores que uma banda “de verdade” que tem o mesmo som. Mas, até que uma boy band possa fazer sucesso sem o marketing decepcionante, nunca fará diferença.

Fonte:Contact Music

Tradução e adaptação: 5SOS Brasil

5SOS Brasil | 2012 - 2024
Acompanhe nas redes sociais:
Desenvolvido por Maria Nunes e Uni Design. Host: Flaunt Network | DMCA | Privacy Policy.