5 Seconds of Summer, a banda de pop-punk australiana, ganhou alguma exposição internacional desde que abriu para o One Direction na sua turnê Take Me Home. Não seja enganado pelas afiliações com o One Direction – eles fazem enfâse em ser uma banda, não uma boyband, contrariando os críticos. “Como eu vou separá-los de todas as outras boy bands?” perguntou Amanda Dobbins retoricamente na sua resenha para Vulture intutulada de ‘O que é 5SOS? Sua Boyband’. “Bem, eles são Australianos, isso é novo” ela responde “E eles tocam instrumentos – tipo, de verdade. Guitarras e bateria. Eles são uma boy band do rock.”
Rótulos para o lado, 5SOS percorreu um caminho longe desde os seus dias de cover no YouTube que os deu fama on line. Eles estão escrevendo músicas originais e trabalhando com o produtor John Feldmann, realmente mostrando as capacidades desses meninos.
Vocalista principal/guitarrista Luke Hemmings, guitarrista/vocalista Michael Clifford e baixista/vocalista Calum Hoos foram todos ao Northwest Christian College quando eles começaram a postam vídeos no YouTube deles mesmos fazendo covers de músicas populares. O baterista, Ashton Irwin, foi o último a se juntar em 2011 mas era claramente uma peça faltando no quebra-cabeça. Tirando ter um twitter e facebook para agradecer promoções, a banda assinou um contrato com a Sony ATV Music Publishing e depois lançou um EP intitulado Unplugged que chegou ao número 3 no iTunes chart da Austrália.
O reconhecimento internacional começou quando Louis Tomlinson, da One Direction, tweetou um link do YouTube e disse que ele vinha sendo um fã por algum tempo. Depois, Niall Horan – também um membro da One Direction – aumentou a fanbase da banda quando ele mesmo tweetou um link para o link do vídeo da música “Out Of My Limit” da 5SOS. 5 Seconds of Summer finalmente estourou quando One Direction os convidaram para abrir sua turnê mundial em 2013.
Eles anunciaram em Novembro de 2013 que a banda assinou com a Capitol Records.
Os quatro meninos contaram a Vevo Lift numa entrevista que suas influências sempre foram bandas como Good Charlotte, Blink 182 e Green Day. Na mesma entrevista eles disseram que eles pegam o rock dos anos 90 e do começo dos anos 2000 e misturam isso quando o pop de hoje para continuar modernos e tocar nas rádios. Essas influências e misturar de genêros definitivamente foram refletidas nesse álbum.
A primeira faixa do álbum e o primeiro single no mundo inteiro é “She Looks So Perfect”, que tem uma boa combinação de uma melodia pop e um som de rock. Um gancho cativante faz a mágica e chega ao número 32 no Billboard Hot 100, fazendo essa a primeira faixa da banda no top 40.
O quarteto colaborou com Benjamin e Joel Madden dos The Madden Brothers, que os ajudaram a escrever músicas no seu primeiro álbum de estúdio. Amnesia, o resultado da sua colaboração, é a agora o último single do álbum homônimo.
Tirando ser jogado na categoria pop, 5SOS não ficam envergonhados escrevendo letrar como: “She’s got a naughty tattoo in a place that I wanna get to” (“Ela tem uma tatuagem imprópria num lugar que eu também quero fazer”), no primeiro verso de “18”.
É fácil reconhecer porque 5SOS é subjulgado no genêro de pop boy band. Com uma melodia pop e letras espertas, esses meninos conseguem definitivamente pegar nas cordas do seu coração. Em músicas como “Everything I Didn’t Say”, versos como “I wish that I could of made you stay, and I’m the only one to blame, I know that it’s a little too late, this is everything I didn’t say,” (Eu queria poder ter feito você ficar, eu sou o único a culpar, eu sei que é um pouco tarde demais, isso é tudo que eu não disse”), fazem meninas novas por todo o mundo ficarem fracas nos joelhos. Também na música “Beside You”, cantando versos como “she sleeps alone, my heart wants to come home, I wish I was, I wish I was beside you”, é difícil não pegar adolescente que amem boy band.
Com tudo isso, esses meninos são muito mais que só alguns garotos tocando instrumentos, fazendo música e esse álbum reflete isso. Eles têm substância em suas músicas e mostram portencial para uma longe e ótima carreira.
Fonte: FIUSM
Tradução e adaptação: 5SOS Brasil