09.11.15
Fuse: The New Broken Scene – dentro da convenção de fãs da 5 Seconds of Summer
Postado por Fernanda Lima
Compartilhe

5SOS levou fãs de todo o mundo para a famosa casa de shows de Atlanta, Tabernacle, para uma experiência única. Nós estávamos lá, e aqui está tudo o que vimos

A maioria das bandas faz convenções de fãs muito tempo depois do seu estrelato ter acabado. É uma tentativa de sustentar a vida do fandom, algo para lembrar as pessoas de que o seu amor e dedicação não devem acabar só porque o sucesso do grupo o fez. É por isso que o Backstreet Boys e o New Kids on the Block já fizeram eventos como estes nos últimos anos, e o motivo para um artista como Kid Rock fazer um cruzeiro para fãs na próxima primavera. Mas ao contrário disso, a 5 Seconds of Summer está disparando a arma um pouco mais cedo, ao fazer o seu encontro anual de fãs. Afinal, a 5SOS não é qualquer banda.

A 5 Seconds of Summer já sediou uma convenção de fãs antes. A Derp Con (que recebeu este apelido porque eles afirmam estar sempre “derping” por aí), ocorreu em novembro do ano passado em Los Angeles, a casa da banda nos Estados Unidos. Vencedores de todo o mundo foram levados para a metrópole da costa oeste, hospedados no Andaz Hotel em West Hollywood e receberam o pedido de acordarem bem cedo. Era isso. Eles acabaram reunidos em grupos, cada um marcado pelo título de uma faixa do álbum auto-intitulado de estréia da banda. Eles foram colocados em um ônibus e levados ao Paramount Studios, onde estações com coisas relacionadas a banda foram criadas. Ah, e as crianças ainda puderam conhecer a banda… ninguém havia contado isso para eles antes. Lágrimas foram derramadas. Mães estavam orgulhosos. Foi ótimo.

Este ano foi um pouco diferente. Os vencedores de cada país receberam símbolos que representavam uma música do segundo álbum do grupo, “Sounds Good Feels Good”. Eu me juntei aos vencedores americanos, o grupo da faixa “Airplanes”. Embora a convenção de fãs fosse nos Estados Unidos, o nome do grupo parecia ter se encaixado bem a ele: estas senhoras eram de diferentes cantos deste país enorme, todas ligadas pelo seu amor pela banda.

O Halloween caiu em um sábado este ano, então, na manhã do dia 31, o centro de Atlanta está vazio. Lixo residual dos guerreiros de fim de semana da noite passada recheiam os cantos mais ínfimo da rua. Poucos turistas entram e saem de um Starbucks. Os manobristas do hotel parecem especialmente entediados. O céu está cinzento e silencioso. Está tudo calmo, até você se aproximar do Tabernacle, onde o mundo da 5SOS e a The New Broken Scene estavam.

Nos pedem para entrar pela porta lateral do Tabernacle. Não existem marcações, mas a visão de três seguranças gigantes deixa claro que algo está acontecendo ali. Um grupo de meninas que não ganharam ingressos para a The New Broken Scene aparecem no portão, chorando e implorando por ajuda. Elas viajaram por quatro horas para ter pelo menos uma visão dos caras.

Uma mulher sai e fica claramente comovida com as meninas; ela lhes diz: “Isso quebra o meu coração, eu não posso lidar com isso”, e desaparece.

Momentos depois, a mulher reaparece com vários ingressos. As meninas imediatamente começam a berrar, e um dos seguranças começa a sorrir. “Elas estão chorando! Lágrimas de alegria! Isso é ótimo”, diz ele, realmente animado pela forma como as meninas ficaram.

Entramos na entrada lateral do local, encontrando uma sala iluminada por uma luz laranja rosada. Lê-se “This Side Down”, no estilo da artwork de “Sounds Good Feels Good”. O outro lado está etiquetado com o nome da banda, e fica imediatamente claro que eles estão lá em cima, e que os fãs vão encontrá-los em breve.

Nós descemos as escadas para entrar no que pode ser descrito como um labirinto de arte: é como estar no set de algum vídeo clipe pop punk dos anos 90. Cada parede está coberta com artworks da 5 Seconds of Summer: as artes de rua do seu projeto mundial, os cartazes individuais de cada show de sua enorme turnê de arenas, e fotos de algumas das suas melhores apresentações.

Em uma estação, os fãs são convidados a se sentarem em bancos de bateria, colocar um óculos de realidade virtual e fones de ouvido para bloquear qualquer ruído. Um vídeo tridimensional da banda tocando “Hey Everybody!” em uma cobertura aparece, tornando mais fácil para os “jogadores” se perderem na experiência.

Depois de 10-15 minutos, somos convidados a ir para o andar de cima, onde a banda está presumivelmente esperando. Estamos posicionados em uma sala verde: sofás vitorianos e iconografia cristã enfeitam as paredes. Parece inevitavelmente gótico, e perfeito para o feriado de Dia das Bruxas.

Me sento ao lado de duas meninas da Flórida, que venceram o concurso por buscarem “She’s Kinda Hot” no Shazam sempre que a ouviram no rádio. A vencedora diz que fez isso todos os dias por mais de uma semana, várias vezes por dia. Ela me diz que nunca ganhou nada antes, e que ainda não acredita que isso é real.

Sua amiga puxa quatro sacos brilhantes de presentes para os meninos: em um deles, um colar feito de sementes de uma árvore havaiana para o baixista Calum Hood. Em outro, “Sounds Good Feels Good” está gravado em baquetas para o baterista Ashton Irwin. Os presentes são elaborados porque as meninas querem os caras da 5SOS saibam: eles significam muito para elas, e elas não querem ser esquecidas.

Quando chega a hora delas conhecerem os meninos, uma menina agarra meu braço e me pede para ajudá-la. Ela está tremendo, mas me larga e corre para a banda, assim que os vê – não ficou claro se ela se quer conseguiu se soltar do braço de Ashton. Elas abraçam os meninos, brincam com eles, e os deixam… e é aí que a choradeira começa.

É uma experiência engraçada, me encontrar com essas meninas depois delas terem conhecido seus heróis. Algumas ficam loucas sobre o que deveriam ter dito. Algumas estão animadas por terem falado com seu amado guarda-costas, o agora famoso, Dave. Algumas estão gritando para suas mães. Outras parecem estar em total descrença. É um momento íntimo que todas compartilham com estranhos. Os fãs estão animados, mas o mais importante, estão gratos pela experiência. Nesta sala, considerando o que aconteceu a poucos minutos atrás, o tempo para.

E o dia não termina aí. Cerca de uma hora depois dos meet-and-greets, os fãs são levados para a sala de shows do Tabernacle, com capacidade para 2600 pessoas, e a 5SOS faz uma apresentação que também é transmitida ao vivo para muitas outras pessoas online. Eles passam pelo setlist da sua turnê do último verão e adicionam novas músicas “Hey Eerybody!” e “She’s Kinda Hot”; em uma parte do set, Ashton faz um discurso.

“Vocês fazem mais para o mundo do que realmente sabem. Nós queremos compor músicas reais, para pessoas reais, sobre problemas verdadeiros que todo mundo nesse lugar tem, todo mundo que está assistindo em casa… Todo mundo tem seus problemas, todo mundo tem seus demônios, e que queremos ser a banda para vocês, nós queremos estar aqui para vocês, porque temos coisas ruins acontecendo conosco também. Nós temos nossos altos, e especialmente nossos baixos. Mas tudo bem. Vivemos em um mundo estranho hoje em dia, e eu acho que se podemos escrever músicas dos nossos corações para vocês, não importa se elas serão sucesso em todo o mundo, temos certeza disso. Nós não damos a mínima. Enquanto isso significar algo para cada um de vocês, isso será tudo o que interessa. Eu só quero que este próximo álbum e esta banda signifiquem algo para vocês, ao invés de qualquer merda inútil que esteja no rádio. Nós queremos significar algo para vocês.”

Antes que as palavras possam ser totalmente processadas, o guitarrista Michael Clifford aparece: “Caramba, você acabou de ficar 30 vezes mais sexy do que pensei que você era antes. Tudo o que consigo falar sobre são pênis e peitos.”

Essa troca resume perfeitamente a 5 Seconds of Summer e sua convenção de fãs anual: esses caras não se levam muito a sério, mas levam seus fãs mais a sério do que qualquer coisa. É claro que, não importa em que “fase de carreira” está, a 5SOS vai sempre dar tudo para seus fãs. Tudo o que você precisa fazer é ouvir.

Fonte: Fuse
Tradução/Adaptação: Equipe 5SOS Brasil

5SOS Brasil | 2012 - 2024
Acompanhe nas redes sociais:
Desenvolvido por Maria Nunes e Uni Design. Host: Flaunt Network | DMCA | Privacy Policy.