Houve, provavelmente, um dia em que 5 Seconds of Summer não viu seu atual sucesso vindo. Formado em 2011 e originalmente fazendo cover de músicas de outros artistas no YouTube, suas vidas mudaram quando foram escolhidos para ser o ato de abertura de uma turnê feita por One Direction (os grupos tem a mesma agência de administração). Em um ano, essas performances jogariam a popularidade do grupo para uma coisa que eles só sonhavam. Querendo ou não, agora é o momento deles e a temperatura está alta, especialmente com a expectativa em volta do lançamento do seu primeiro homônimo álbum.
Admitiremos que eles têm uma trabalhosa batalha em sua frente. Eles precisam provar que tem o que precisa para fazer seu trabalho enquanto continuam firmes com as fãs que estão com eles desde seu humilde início. No topo disso, eles precisam estar suficientemente interessados (pelo menos musicalmente) em trazer uma nova fan base para os ajudar a crescer. O seu primeiro single, a inesquecível She Looks So Perfect, dominou as novas fãs e ainda fez as vendas crescer nas roupas de baixo da American Apparel. A música fez seu trabalho, dando à 5 Seconds of Summer sua primeira música no top 5.
O segundo single (fora dos territórios do EUA) e faixa do álbum, Don’t Stop, segue o ritmo. A diversão começa com o vocalista Luke Hemmings cantando com animação “You’re like perfection; some kind of holiday” (Você é como perfeição, como algum tipo de feriado). O grupo leva tudo ao limite com o insinução (“every time you move the beat, it gets harder for me and you know it”; “toda vez que você dança com a batida, fica mais difícil pra mim e você sabe disso”), mas nunca fica excessivamente grosseiro. Você só previsa escutar uma vez para saber porque foi escolhida pra ser o que vem depois de She Looks So Perfect.
Beside You, uma das faixas mais lentas, muda o curso sem perder o poder. Mostrando um pouco do lado romântico, a música mostra ser mais do que só mais uma faixa no álbum. Pra começar, a música na verdade é uma versão nova de uma música mais antiga da discografia dos meninos (foi originalmente gravada para seu EP Somewhere New, no final de 2012). Ouvindo as duas versões da música, é evidente o quanto o grupo amadureceu num período relativamente curto.
A música também empurra outro membro da banda, Calum Hood, para a frente com os vocais de abertura. Todos os quatro meninos (incluindo o guitarrista Michael Clifford e o baterista Ashton Irwin) são igualmente talentosos com suas habilidades vocais. Seus dois EPs anterioes, She Looks So Perfect e Don’t Stop tem versões diferentes dessas músicas com outros membros tomando a frente. Todos os jovens tem momentos para brilhar nesse álbum.
Eles repetem a “música regravada” mais uma vez com Heartbreak Girl. A música foi originalmente lançada como um single in 2013 antes de eles serem ligados a uma gravadora maior. Pense nessa música como uma “versão de menino” de You Belong With Me” da Taylor Swift. Diferente da música de Swift, a versão de 5 Seconds of Summer te fará sentir um pouco menos culpado quando cantar.
A música mais surpreendente no álbum tem que ser a simples, mas ainda sim tocante, Amnesia. A música emocionante é sobre algo que todos já passaram: quando seu ex supera antes de você. Parte disso é raiva, mas na verdade é arrependimento e tristeza. Os vocais definitivamente conseguem igualar a emoção para cantar a letra. “I wish that I could wake up with amnesia” (“Eu queria poder acordar com amnesia”) os meninos cantam em harmonia e “and forget about the stupid little things” (“e esquecer das pequenas coisas estúpidas”). São as pequenas coisas que contam e, sem dúvida, Amnesiaé uma coisa pra lembrar.
Se o grupo queria construir uma ponte entre o velho e o novo, eles definitivamente sucederam nessa tarefa. Tem um pouco de punk-pop durante a maioria do álbum e isso trabalha a favor. É alto o suficiente para gritar quando você quer destruir seu quarto mas é misturado bem o suficiente para mostrar que 5 Seconds of Summer tem algo bom acontecendo ali. Eles devem agradecer One Direction pela ajuda, mas eles também devem se preparar para o que eles poderiam ter conseguido sem a ajuda.
Nota Final: 4 de 5
Observação: Essa é uma crítica para a versão internacional do álbum, que foi lançada dia 26 de Julho. A versão americana será lançada dia 22 de Julho.
Fonte: Guardian LV
Tradução: Equipe 5SOSBrasil