15.01.15
Lexology: 5 Seconds of Summer tem pedido de registro de marca recusado
Postado por Fernanda Lima
Compartilhe

A empresa de produção musical por trás de uma das maiores boy bands do mundo, a 5 Seconds of Summer, teve o pedido de registro da marca “5SOS” recusado. Será que isso aconteceu por conta da falta de conhecimento sobre a nova cultura pop por parte do Secretária de Marcas de Comércio Australiana? Você pode ler a decisão aqui.

Para aqueles que estão se perguntando “quem é 5 Seconds of Summer?”, temos certeza de que o delegado (responsável pelo pedido) estava se fazendo a mesma pergunta. A 5SOS é uma boy band australiana (embora seus fãs discordem da parte do “boy”, já que os garotos tocarem seus próprios instrumentos aparentemente os eleva para o cobiçado status de apenas “band”), que ficou famosa por abrir a turnê de outra banda dos sonhos, a One Direction (ou “1D” para quem estiver por dentro do assunto).

A 5 Seconds of Summer solicitou o registo da sigla “5SOS” como marca em várias classes. Após a análise, o pedido foi recusado com base no fato da marca ser substancialmente idêntica ou enganosamente semelhante a quatro marcas existentes já registadas para produtos ou serviços semelhantes. As marcas citadas eram duas para “SOS”, e outras duas marcas de dispositivos que incluíam “SOS”.

O delegado descobriu que “o nome deste grupo não é conhecido: fora do processo ainda não o encontrei e não é sugerido na declaração de que o grupo é conhecido”. (Mesmo que milhares e milhares de adolescentes discordem).

Com base nas evidências, o delegado se recusou a aceitar o argumento de que “5SOS” é pronunciado “five Soss”, achando que esta pronúncia só é conhecida por quem está familiarizado com a banda e com como eles se chamam (coisa que o delegado não está). É interessante notar, entretanto, que o delegado estava familiarizado com o “homônimo” da banda INXS, comentando que sua fama estabeleceu uma consciência de que o nome deve ser pronunciado “in excess”, “ao invés de ser uma tradução fonética da palavra ‘inks'”.

A pronúncia mais provável de “5SOS”, o delegado concluiu, seria “5S.OS” (ou seja, “five ess oh ess”), por causa da familiaridade das pessoas com o chamado de socorro “Save Our Souls” e sua abreviação comum “S.O.S” ou “SOS”. Aqui, o delegado se refere às regras de construção e de pronúncia como “ASOS, PSOS ou SOSO”. (E novamente, nos perguntamos se o delegado realmente está familiarizado com a forma como “ASOS” é pronunciada… Novamente, ouvimos milhares de compradores on-line pensando diferente).

Dada esta pronúncia e a semelhança com as marcas “SOS” citadas, determinou-se que seria provável que acontecesse uma confusão com a marca proposta. Por isso, o pedido foi recusado. No entanto, o delegado sugeriu que a marca fosse registrada em uma lista reduzida de “produtos e serviços”, excuindo as opções “concertos, espetáculos, shows, eventos e festivais”. Dada a natureza do negócio da 5SOS, esse resultado pode ser “not fine at all”.

Talvez a Secretária de Marcas de Comércio Australiana esteja desejando que “could wake up with amnesia, and forget about” as pronuncias da cultura popular jovem. Ou talvez esse não seja o fim da história. Talvez a famosa música da 5SOS não seja sobre uma garota vestindo cuecas da American Apparel, mas na verdade sobre a luta contra a secretária de marcas? Aqui estão alguns versos:

“Simmer down, simmer down They say we’re too young now to amount to anything else But look around We work too damn hard for this just to give it up now.”

Fonte: Lexology
Tradução e Adaptação: Equipe 5SOS Brasil

5SOS Brasil | 2012 - 2024
Acompanhe nas redes sociais:
Desenvolvido por Maria Nunes e Uni Design. Host: Flaunt Network | DMCA | Privacy Policy.