18.07.14
Life In A Day: 5 Seconds of Summer – os próprios
Postado por Fernanda Lima
Compartilhe

Da Austrália, e do Youtube, chega a nova sensação mundial 5 Seconds Of Summer. Quatro rapazes que cantam surpreendentemente bem, que se juntaram quando estavam na escola e começaram a fazer covers para a plataforma de vídeos YouTube de músicas de artistas como Justin Bieber e Blink 182.

Três anos depois de começarem essa experiência, a banda australiana chega agora com o álbum homónimo “5 Seconds Of Summer” e se engana quem, apesar de cada vez mais aparecerem boybands neste mundo, pensa que esta é mais uma banda criada para agradar o público pré adolescente.

O álbum começa com “She Looks So Perfect”, música que deu destaque aos australianos e que deixa qualquer um com vontade de cantar, fazer air guitar, air drum… Num vídeo onde claramente lutam contra os estérotipos de imagem das pessoas, os quatro rapazes, adorados pelos fãs, ficam nas suas cuecas da American Appareal para nos trazer o contrário do que se poderia esperar, punk pop.

Numa indústria cada vez mais pop, a 5SOS revelou ser o contrapeso disso. A banda da Universal mostra o punk pop que corre nas suas veias seja em partes de “Don’t Stop” ou em “Good Girls”, que segundo Michael Clifford “devia ter o título completo de ‘Good Girls Are Bad Girls That Haven’t Been Caught’“. E se até agora as letras das músicas tenham deixado transparecer uma banda mais direcionada a problemas amorosos de(as) adolescentes, “Good Girls” mostra que não é aconselhável que todas as faixas etárias ouçam as música dos australianos.

O álbum continua e “Kiss Me Kiss Me” trás o lado mais pop da banda, que mesmo assim consegue inserir algo mais ligado ao punk lá no meio. “18” é outra música a que não aconselhamos a todas as faixas etárias já que os rapazes declaram explicitamente que “bought my fake ID for you”, e que esse “you” tem uma “naughty tatto in a place I wanna get to“.

Mas obviamente o amor adolescente de sempre não poderia faltar, já que os próprios membros da banda estão nessa fase , “Everything I Didn’t Say”, “Beside You” e “Heartbreak Girl”, esta última que tem claras influências da banda que os ajudou no lançamento, One Direction.

All Time Low e Kurt Cobain são referências que aparecem em “End Up Here”; “Long Way Home” é algo que poderia ser esperado do britânico Olly Murs mas que se encaixa perfeitamente no repórtorio da 5SOS.

Como em qualquer banda punk, seja ele mainstream ou não, há um fato que não falta em nenhuma. O poder de nos fazer cantar, fazer air guitar ou drum sem percebemos é algo indispensável, e duvidamos que alguém não caia nessa armadilha enquanto ouve “English Love Affair”.

Toda esta emoção tem um contrapeso com “Amnesia”, muito simples e com sentimentos de qualquer idade em relação ao amor, ela é o grande love theme do álbum.

O que se pode esperar de “Social Casuality”? Uma faixa não aconselhavél a pais que gostam de ganhar todas as discussões com os filhos, mas quem parar para ouvir a letra vai perceber quais são os desejos mais “rebeldes” de qualquer adolescente.

O álbum fecha com “Voodoo Doll”, alguém disse Fall Out Boy? Embora a maior parte do refrão não se pareça com a reconhecida banda punk, toda a música é quase que uma dedicatória ao FOB.

Vocalmente, durante o álbum todos os membros têm o seu, merecido, destaque e todos demonstram que realmente sabem cantar. Quanto aos instrumentos que são todos tocados pelos membros da banda, Luke Hemmings, Calum Hood, Michael Clifford e Ashton Irwin, vale o mesmo para o que foi dito sobre as suas vozes.

Mas será que este sucesso da banda australiana pode significar algo maior no mundo da música? O fato de que há vários anos nenhuma grande gravadora assina com bandas punk e agora assinou com a 5 Seconds Of Summer, após a parada com bandas como All Time Low, Fall Out Boy, Blink 182, pode significar que os titãs da música estão apostando novamente neste estilo musical. Não é preciso gostar deles, nem sequer é ouvi-los, só é necessário deixar estes, ainda jovens, australianos amadurecerem e emergirem daqui alguns anos, mais maduros, com um novo sucesso punk não tão mainstream.

Fonte: Life In A Day
Tradução/Adaptação: Equipe 5SOSBrasil

5SOS Brasil | 2012 - 2024
Acompanhe nas redes sociais:
Desenvolvido por Maria Nunes e Uni Design. Host: Flaunt Network | DMCA | Privacy Policy.