O mistério dos dados foi finalmente revelado: “Lighter” é a nova música de trabalho da 5SOS! Lançada na última sexta-feira (01), a faixa foi feita em parceria com o duo Galantis e o David Guetta.
Quer conhecer detalhes sobre os artistas, a letra, o instrumental e a produção da canção? Confira o conteúdo a seguir!
Galantis, David Guetta e 5SOS: o conjunto de ouro
Se você é um usuário ativo das redes sociais, provavelmente já ouviu falar sobre Galantis, David Guetta e 5SOS. No entanto, caso não esteja familiarizado com algum dos nomes, aqui vai um pequeno resumo!
Galantis é um duo de música eletrônica composto pelos suecos Christian Karlsson (Bloodshy) e Linus Eklöw (Style of Eye). Há mais de 10 anos na indústria musical, a dupla é responsável por sucessos como “Runaway (U & I)”, “No Money” e “Peanut Butter Jelly”.
Já David Guetta é um DJ francês extremamente popular no cenário internacional. O artista costuma misturar em suas produções os estilos eletrônico, pop e hip-hop, combinação que originou hits como “Titanium”, “Hey Mama” e “When Love Takes Over”.
Por sua vez, a 5 Seconds of Summer é uma banda australiana de pop rock composta por Ashton, Calum, Luke e Michael. O quarteto iniciou suas atividades no YouTube em 2011 e é responsável por hits como “Youngblood”, “She Looks So Perfect” e “Amnesia”.
O início da parceria
Vamos combinar: nem mesmo a pessoa com mais imaginação do mundo poderia pensar que 5 Seconds of Summer, Galantis e David Guetta lançariam um feat…
Embora o duo e Guetta trabalhem juntos há anos, Ashton, Calum, Luke e Michael não estão no mesmo universo musical que eles.
No entanto, quanto a oportunidade surgiu, o quarteto australiano não teve como negá-la:
Nunca dizemos ‘não’ a nada que pareça ser um passo na direção certa para ajudar outras pessoas – que nunca ouviram falar de nós – a ouvir nossa música” – Michael para a Rolling Stone.
Do “sim” para a parceria até o final da produção, muita coisa aconteceu. E, sem dúvida, a principal delas foi a união do estilo de cada artista:
Nunca faríamos uma música que soasse como Galantis ou como David Guetta. Mas ser capaz de trabalhar com eles nisso e criar algo que eles tenham como visão é incrível. Fizemos uma versão que pensamos ser, você sabe, a versão 5SOS” – Michael para a Rolling Stone.
Do mesmo jeito que a 5SOS não gostaria de fazer uma música totalmente eletrônica, Galantis e Guetta não deixariam que a parceria perdesse a essência do próprio estilo:
Conversei com Guetta sobre, do ponto de vista da dança, o que queríamos fazer. E então conversei com Michael, que era um amor absoluto, tão humilde e muito caloroso – ele é tão fácil de conversar e tem muito conhecimento sobre música e produção” – Christian Karlsson para a Rolling Stone.
E a diversidade de ideias não foi um empecilho para a produção:
Mesmo que tenhamos gêneros completamente diferentes, durante o processo criativo foi como se estivéssemos fazendo exatamente o mesmo tipo de música. Para mim, isso significa muito” – Christian Karlsson para a Rolling Stone.
É aquela frase “duas almas não se encontram por acaso”, né…
“Lighter”: a composição da letra e sua mensagem positiva
Antes de começarmos a falar sobre a longa lista de compositores de “Lighter”, é importante destacar que a música foi iniciada há dois anos.
Na época, um integrante da equipe do Galantis apresentou uma gravação bruta da faixa para o duo. Embora tenha despertado interesse, existia o sentimento de que não era o momento de trabalhá-la.
Desengavetada no ano passado, “Lighter” voltou a ser mexida por diversos artistas, incluindo Ashton, Calum, Luke e Michael.
Houve algumas mudanças que queríamos fazer em termos de algumas letras e na forma como algumas melodias estavam juntas. Mas a música tem sua identidade, e isso era algo que queríamos nos manter fiel também. [Queríamos] ter certeza de que seríamos capazes de colocar nossa própria marca nisso” – Michael para a Rolling Stone.
O trabalho em conjunto deu super certo, e “Lighter” conseguiu combinar a dançante essência de Guetta e Galantis com o toque pop rock da 5 Seconds of Summer.
Compositores creditados em “Lighter”
Além dos quatro integrantes da 5SOS, Christian Karlsson (Galantis) e David Guetta, “Lighter” é creditada a outros sete artistas:
- Ben Samama: “Runaway” (OneRepublic), “Got My Number” (MONSTA X), “Yours” (Raiden, CHANYEOL, LeeHi e CHANGMO), “Like That” (Now United), entre outras;
- David Brook: “Legacy” (Eminem), “Not Ok” (Kygo e Chelsea Cutler), “You Calling My Name” (GOT7), “Some Type of Love” (Charlie Puth), entre outras;
- David Saint Fleur: “Heartbreak Anthem” (Little Mix, David Guetta e Galantis), “Goodbye” (Jason Derulo, David Guetta, Nicki Minaj & Willy William), “Highway” (Cheat Codes, Sofia Reyes e Willy William), “Beautiful Life” (Bebe Rexha), entre outras;
- Eric Aukstikalnis: “Faith” (Galantis, Dolly Parton e Mr. Probz), “Monsters” (Dynoro e 24kGoldn), “How Do You Love” (Cheat Codes, Lee Brice e Lindsay Ell), “Ain’t the One” (ConKi e Aukoustics), entre outras;
- Henrik Jonback: “Toxic” (Britney Spears), “Speakerphone” (Kylie Minogue), “Somewhere In Stockholm” (Avicii), “Like It or Not” (Madonna), entre outras;
- Karolis Labanauskas: “Good Things” (Beatrich e Radistai), “No Reason Why” (MBP e Leon Brooks), “Save Me From Myself” (Jovani, Amanda Collis e NOTSOBAD), entre outras;
- Kyle Reynolds: “THE SOUND” (Stray Kids), “Sour & Sweet” (BamBam), “Sandcastle” (Twice), “No Chill” (Cheat Codes e Lil XXEL), entre outras.
Todos os créditos citados aparecem nas páginas de cada música no Spotify!
A mensagem positiva de “Lighter”
Falar de uma música e não destacar os principais trechos da letra é um crime. Portanto, separamos um tópico exclusivamente para isso.
“Lighter” trata sobre um sentimento que muitas pessoas conhecem: a tranquilidade de estar com quem te faz bem. E não precisamos limitar isso a um relacionamento amoroso, afinal, a amizade também é um ótimo “alicerce”:
Quando o mundo está pesado como pedra / No frio, você brilha um pouco mais / Quando estou com você / Onde quer que vamos / O frio não é tão frio / Enquanto você estiver perto / Achei que você deveria saber / Me sinto um pouco mais leve” – Letra de “Lighter”.
Você provavelmente lembrou de alguém especial ao ler isso, certo?
Quem vai tocar os instrumentos de “Lighter”?
Christian Karlsson revelou que uma de suas ideias para “Lighter” era que a música contasse com um instrumental ao vivo de 28 instrumentos. Quando contou isso ao Michael, o pensamento começou a se tornar realidade:
“Ele disse que estava realmente interessado nisso e que tinha tantas guitarras diferentes, eles gravaram bateria ao vivo e me enviaram arquivos de um lado para outro. Na verdade, foi uma colaboração muito, muito verdadeira. Não apenas fazer a sua parte e depois deixar outra pessoa fazer a dela” – Christian Karlsson para a Rolling Stone.
E não podemos deixar de dar os créditos para os responsáveis pelos arranjos incríveis:
- Bateria: Dan Trapp;
- Contrabaixo: Bård Ericson;
- Baixo: Eric Aukstikalnis e Henrik Jonback;
- Guitarra: Eric Aukstikalnis e Michael Clifford;
- Piano: Ben Samama, Eric Aukstikalnis e Luke Hemmings;
- Violoncelo: Andreas Lavotha, Filip Lundberg e Pelle Hansen;
- Viola: Christopher Öhman, Erik Holm, James Opie e Mikael Sjögren;
- Violino: Carl Vallin, Danial Shariati, Daniel Migdal, Fredrik Syberg, Kristina Ebbersten, Lola Torrente, Oscar Treitler, Patrik Swedrup, Paul Waltman, Tove Lund e Vicky Sayles;
- Instrumental de cordas: Stockholm Studio Orchestra.
As informações foram fornecida pela página oficial do Galantis no YouTube!
“Vamos produzir ‘Lighter’?”
Uma música não é finalizada só com a composição e instrumental, não é mesmo? Portanto, antes de “Lighter” chegar até nós, foram necessárias incansáveis horas de produção. Os responsáveis por essa atividade? São eles:
- Aukoustics (Eric Aukstikalnis): “Losing My Religion” (Steve Aoki, GATTÜSO, MKLA e Aukoustics) e “I Remember” (Cheat Codes e Russell Dickerson);
- Christian Karlsson (Bloodshy): “Sparks” (Hilary Duff) e “How High” (Madonna);
- David Guetta: “I Gotta Feeling” (Black Eyed Peas) e “Fashion!” (Lady Gaga);
- David Saint Fleur: “Heartbreak Anthem” (Little Mix, David Guetta e Galantis) e “Highway” (Cheat Codes, Sofia Reyes e Willy William);
- Embody: “It Wasn’t Me” (Tenchi, Shaggy, Embody e Moss Kena) e “I Remember” (Cheat Codes e Russell Dickerson);
- Henrik Jonback: “How I Roll” (Britney Spears) e “Bones” (Galantis e OneRepublic);
- Michael Clifford: “2011”, “Complete Mess”, “Emotions” e “Bloodhound” (5SOS);
- Misha K: “Hooked – Hot Stuff” (RIKA e Galantis) e “Your Love” (Misha K).
Vale lembrar que todos os artistas citados já assinaram diversas outras músicas, incluindo Michael, que produziu várias faixas do “5SOS5”.
Créditos especiais
E você acha que acabou? Não! “Lighter” também contou com artistas trabalhando em outras funções criativas, produtivas e técnicas. São eles:
- Vocal: Luke Hemmings;
- Masterização: Cass Irvine;
- Maestro: Erik Arvinder;
- Mixagem: Galantis e Misha K;
- Arranjo de cordas: Erik Arvinder;
- Engenheiro de gravação de cordas: Erik Arvinder;
- Engenheiro de som: James Musshorn;
- Engenheiro de gravação de bateria: John Feldmann;
- Engenheiro de gravação vocal: Trevor Coulter;
- Engenheiro assistente de gravação vocal: Juan Arguello;
- Vocal de apoio: Ben Samama, David Brook, Eric Aukstikalnis e Kyle Reynolds.
O resultado só poderia ser uma música super alto astral e com grandes chances de estourar. Por isso, te pergunto: já ouviu “Lighter” hoje?
Atlantic Records? Mais ou menos, Big Beat Records
“Lighter” foi liberada com o selo da “Big Beat Records”, gravadora que pertence ao grupo Atlantic Records. Há mais de 30 anos no mercado, a empresa foca seus esforços atuais na divulgação de artistas dos gêneros eletrônico, hip-hop e R&B.
Leia também: Aniversário de She Looks So Perfect? Relembre 10 apresentações
Texto: Larissa Rhouse (Equipe 5SOS Brasil)