Luke Hemmings e Ashton Irwin compartilham como dar mais ênfase a sua saúde mental e física os ajudou a criar seu melhor álbum até agora.
“Como está a quarentena para você?”
“Bem, tudo está em perspectiva, não é?”
É bizarro conversar com Ashton Irwin e Luke Hemmings, integrantes da banda de rock australiana 5 Seconds of Summer, sobre o status da nossa saúde mental com cada um em sua sala de estar. Mas quando tive a chance de falar com a dupla em uma vídeo-conferência no Zoom, uma entrevista que havia sido adiada por causa da pandemia em andamento, a dupla confessou que, apesar do que está acontecendo do lado de fora da porta das suas casas, eles também têm muitos motivos para se animar.
Desde 2011, a banda (conhecida como 5SOS por seus fãs) tem conquistado alguns singles de sucesso, incluindo ‘She Looks So Perfect’, ‘Jet Black Heart’ e ‘Youngblood’, além de três álbuns número um. Em sua primeira semana, seu álbum de 2018 ‘Youngblood’ superou em número de vendas o ‘Everything Is Love’, de Beyoncé e Jay-Z.
O grupo esperou um longo tempo para lançar músicas novas. (Eles começaram a escrever o álbum há dois anos, durante uma turnê.) Agora, em meio à quarentena, eles estão separados há semanas. “Tem sido estranho não estarmos juntos no momento”, diz Hemmings, “mas escrevemos essas músicas há muito tempo e é bom que as pessoas possam ouvir o material completo.”
“Muitas das nossas primeiras músicas eram sobre relacionamentos e os problemas neles”, explica Irwin para mim. “Mas agora, muitas de nossas músicas estão evoluindo para um lugar mais filosófico e espiritual. Um pouco mais de alma, e eu gosto disso.”
Enquanto a banda entra em seu nono ano se apresentando junta, os caras passam a considerar que sua saúde – tanto mental quanto física – precisa estar boa para que eles se mantenham criativos. “Queríamos trazer mindfulness para as produções da 5 Seconds of Summer, porque queríamos nos concentrar em coisas positivas”, diz Irwin.
A versão de mindfulness do grupo aparentemente inclui longas pausas das redes sociais, usar aplicativos de meditação (eles recentemente anunciaram uma parceria com o aplicativo Calm para o lançamento do seu novo álbum) e sessões semanais de ioga. “A estrada não é um lugar muito criativo na maior parte do tempo”, diz Hemmings. “Se você não tira um tempo para si em casa – ou literalmente em qualquer lugar, menos na estrada – e não se entende, como vai escrever sobre o que está acontecendo ao seu redor ou no mundo?”
“Há pouco tempo, escolhemos deixar nossa música no primeiro plano da nossa criatividade, e não a nossa fama na internet”, explica Irwin. “Isso teve um ótimo resultado nas nossas carreiras, na nossa saúde mental. Isso se transformou em muitas coisas que foram positivas para nós.”
Seus conselhos sobre fazer exercícios físicos durante a quarentena? Bastam 20 minutos para acelerar o ritmo cardíaco. “O oxigênio é a chave para aumentar sua serotonina”, explica Irwin com naturalidade. “Isso ajuda a aumentar sua capacidade de pensar com clareza e tomar decisões positivas, em vez de grudar no sofá e esperar que a quarentena termine.”
Irwin também é fã de banhos de gelo, uma prática que ele frequentemente documenta no Instagram. Acontece que Ashton está orgulhosamente sóbrio há dez meses do abuso de álcool. Agora, ele usa esses banhos como uma afirmação por ter superado sua luta muito pessoal e muito real. “Eu postava os banhos de gelo porque eles eram algo importante, e como uma confirmação para as pessoas de que durante a turnê eu faço isso todos os dias”, ele me diz. “Eles eram eu provando que minha mente é mais forte do que meus vícios e uma amostra externa da minha motivação.”
Agora, a dupla está orgulhosa de suas respectivas jornadas, dos seus nove anos em construção. “No fim das contas, acho que somos mais versáteis como seres humanos e homens melhores”, diz Hemmings.
Irwin ecoa os sentimentos de seu colega de banda. “Ainda temos sonhos e ficamos animados em fazer novos álbuns”, diz ele. “A melhor parte de fazer parte dessa banda é saber que a próxima [fase] será diferente novamente.”
O ‘CALM’ já está disponível para compra e stream.
Fonte: Men’s Health
Tradução/Adaptação: Fernanda Lima (Equipe 5SOS Brasil)