5 Seconds of Summer entende a importância de uma boa mercadoria. De gorros a colares, bandanas e calendários — os garotos têm tudo isso. Então quando começaram sua jornada pela Europa na Turnê Rock Out With Your Socks Out, eles decidiram chamar reforços. Iriam lançar um pôster exclusivo e de edição limitada para cada cidade que tocassem, então eles listaram os designers mais legais do ramo.
Tom Gordon é o cara deles. Ele já desenhou para todo mundo desde Paul McCartney a Taking Back Sunday e Katy Perry, e tem trabalhado com a 5SOS há um tempo — mais recentemente desenhando uma caveira com olhos de corações, que se tornou um princípio ativo. Ele descreve a nova marca como “um grande e feliz acidente”.
“Estava desenhando a corda do crachá/passe da turnê para os garotos e fiz esse doodle [desenho aleatório] da caveira, que os caras gostaram muito,” ele disse à MTV News. “Era parte da apresentação de um merchandise que estávamos arrumando e a banda escolheu este bem pequeno doodle da caveira. Eles pediram para desenvolver um pouco mais, e a próxima coisa que eu soube, foi que estava no mais novo símbolo como princípio ativo juntamente com outras peças que eu tinha feito.”
Quanto aos pôsteres — alguns deles incorporam a caveira — só têm 100 deles em cada lugar, então os fãs têm que ser velozes se querem eles. A banda tem revelado cada pôster no Twitter na noite anterior ao show. Nós batemos um papo com os designers para ver o que é criar para a 5SOS.
Tom Gordon
“A banda e sua equipe me disseram para “fazer minha coisa” nos pôsteres,” ele disse, descrevendo como todo o processo de criar os pôsteres aconteceu.
“Eu sempre gostei de trabalhar com os caras nos desenhos deles porque parece que compartilhamos da mesma visão. Amo que eles são caras pop punk/alternativos com esta separação de público entre pessoas alternativas e fãs devotas, então há essa necessidade constante de agradar ambas as partes. Eu acho que os caras têm ao todo mais a imagem de punk-rock com caveiras, mesmo considerando que uma grande parte da sua base de fãs tem um olhar mais popular com o qual a banda começou. É um processo muito divertido de ser uma parte disso e permite muita margem de forma criativa.”
Vertebrae33
Rodney ’Vertebrae33′ Githens geralmente é bem metal em seus desenhos, trabalhando com bandas como Slayer e Motorhead, mas isso não significa que não quisesse testar sua mão numa banda pop punk. Ele se baseou no desenho de Gordon, mas deu um mais escuro – mais anatômico – toque. Ele admite que pediu ajuda às amigas de sua filha para saber o que era legal.
“Meu trabalho é distorcido de um jeito bem obscuro,” ele disse, ligando para a MTV News do seu estúdio em casa em Nova York. “Esses caras são meio punk, um pouco mais pop, então para o pôster eu queria ser um pouco mais iluminado e eles têm essa imagem que estão usando agora, da caveira com corações. Era isso que eu usaria – só colocar os corações humanos reais lá. Um pouco mais ousado.”
A imagem da 5SOS relembra um pouco o passado, Vertebrae33 diz. Os caras são famosos por usar camisetas retrôs de bandas, tirando inspiração do Blink 182 ou Green Day. O desenho reflete isso.
“Muitas bandas novas vão pegar coisas que aconteceram antes e dar um novo propósito e fazer de um jeito diferente,” ele disse. “Então, é tipo usar um tipo diferente de jeans e eles voltam ao estilo, e se você ainda está usando, você está de volta na coisa novamente – de volta ao estilo.”
Jack Woodward
Jack Woodward é o designer por trás do Wilderness Apparel — marca de roupas com a qual a 5SOS já arrasou no passado. Embora pareça que os símbolos de seu pôster tenha um significado mais profundo, Woodward me contou que são simplesmente estéticos. Ele usou as cores da Suécia para representar Estocolmo.
“Isso resulta do núcleo visual da Wilderness, que eu tive há anos, muito antes de qualquer um começar a gritar ‘Illuminati’”, disse ele. “Além disso, [isso decorre de] um amor deste tipo de estilo gráfico, simétrico e horóscopo e, é claro, da minha obsessão com todas as coisas de tatuagem.”
Confira o trabalho de outros designers!
Qual pôster é o seu favorito? Conte-nos nos comentários!
BERLIN 16.05.15 Designed by Iamdooom pic.twitter.com/Vg76x8zE5X
— 5 Seconds of Summer (@5SOS) May 15, 2015
OSLO 14.05.15 Designed by Naomi Bradshaw pic.twitter.com/qYyPTFeSuG
— 5 Seconds of Summer (@5SOS) May 13, 2015
COPENHAGEN 12.05.15 Designed by Matt Saunders pic.twitter.com/VRuZMfW6D5
— 5 Seconds of Summer (@5SOS) May 11, 2015
Fonte: MTV
Tradução/Adaptação: 5SOS Brasil