“Isso me deixou muito mais consciente sobre as outras pessoas”, diz Hood sobre o surto de coronavírus.
O grupo acabou de lançar seu quarto álbum, ‘Calm’ (estilizado ‘C A L M’) – e Calum Hood espera que suas 12 faixas “possam servir como uma luz positiva” enquanto os fãs praticam o distanciamento social. Ao conversar com a PEOPLE, o baixista do grupo falou sobre o novo álbum e interromper os planos de turnê, enquanto a banda fica em casa devido ao surto de coronavírus.
“Como ser humano, isso me levou a ter mais empatia pelas pessoas que não estão em uma situação tão privilegiada quanto a minha”, diz Hood. “Em termos de bem-estar físico, mental, ou mesmo financeiro. Isso me deixou muito mais consciente sobre as outras pessoas. Eu só espero que [o álbum] sirva como uma coisa positiva. É tudo o que ele pode ser.”
Quanto ao seu tempo livre, o distanciamento social deu ao jovem de 24 anos a chance de tirar o pó de seu toca-discos e ouvir algumas faixas de artistas como Jeff Buckley, David Bowie e Herbie Hancock.
Ele acrescenta que seus colegas de banda, Ashton Irwin, Luke Hemmings e Michael Clifford, têm mantido contato por meio de mensagens de texto e chamadas no FaceTime, mas que “tenta não bombardear todo mundo”, já que agora é o momento ideal para descansar – especialmente Irwin, que reconheceu em um Vídeo no Twitter, no início desta semana, que “começou a ficar doente”.
I used to be so good at talking to my phone, I don’t know what happened, but here’s a message for you guys. I love ya as always. Stay well, best you can! X pic.twitter.com/CPK0T8k7u5
— Ashton Irwin (@Ashton5SOS) March 24, 2020
“Falo com o Ashton quase todos os dias”, diz Hood. “É engraçado, porque na verdade é louco o quanto você não valoriza ‘ver pessoas’. Eu costumava ver esse cara todos os dias.”
“Ele é provavelmente o cara mais saudável que eu já conheci na minha vida”, acrescenta. “Só espero que ele passe por isso ileso. Ele vai ficar bem.”
À medida que Irwin se recupera e o grupo de ‘Youngblood’ se auto-isola, o planejamento da turnê da banda também permanece parado. Eles ainda devem iniciar a ‘No Shame Tour’ na Europa, começando em maio, antes de seguir para a América do Norte durante o outono.
Mas, por enquanto, ele está animado para que os fãs comemorem e ouçam o álbum sonoramente diverso que é ‘CALM’. E se ele fosse atribuir uma música a cada integrante, eis quais seriam elas:
Hood seria ‘Wildflower’ porque ele canta na faixa e ela representa sua “natureza tranquila”. Irwin seria ‘Teeth’ por causa da inspiração em bandas como The Cure e Depeche Mode.
“Ashton foi realmente pioneiro nessas influências, trazendo um lado diferente ao nosso estilo de escrever”, diz ele.
O título do álbum ‘CALM’ descreve o humor geral da banda durante as gravações.
“Havia uma liberdade e confiança dentro de nós mesmos para criar um ótimo álbum, e esperamos que tenhamos conseguido”, diz ele.
Mas o nome também é uma referência aos primeiros nomes dos integrantes da banda (Calum, Ashton, Luke e Michael) – um acrônimo usado na base de fãs do grupo desde o seu início. Com a divulgação do álbum, o grupo teve a chance de se reconectar com seus fãs de uma maneira mais direta.
No início desta semana, Hood e Hemmings fizeram uma live no Instagram e “brincaram” com algumas de suas músicas mais antigas.
“Se estivéssemos lançando um álbum do jeito que realmente fazemos, não teríamos tempo para fazer isso, então é verdadeiramente especial conseguir parar e estar com seus fãs em um momento como esse”, diz Hood.
“Quero dizer, eu esqueci a maior parte das letras de todas as músicas antigas, e eles definitivamente me disseram isso, então eu acho que preciso revisitar a minha discografia”, acrescenta, rindo.
“Honestamente, é louco para caralho”, diz ele. “Você vê como seu jeito de se vestir muda e como seu estilo de música muda, e como eles estão se tornando jovens homens e mulheres confiantes, emponderados e libertos consigo mesmos.”
“É muito legal estar envolvido em uma geração com visão de futuro e ter crescido com eles dessa maneira”, acrescenta.
Junto com o novo álbum, o grupo também estreou uma parceria com o aplicativo Calm, liberando quatro remixes diferentes de músicas do disco que podem servir como uma maneira de se concentrar no autocuidado e na meditação.
“Foi muito importante poder compartilhar esse lado de mim porque, por mais vulnerável que seja, às vezes, é emocionante saber que outras pessoas podem se desenvolver e florescer em um mundo ao qual nunca foram apresentadas” ele diz. “[O autocuidado] definitivamente se tornou mais prevalente na minha vida nos últimos anos, lidando com tudo. É uma coisa importante para mim agora.”
À medida que os fãs curtem as novas músicas da banda, Hood também espera que o álbum sirva como uma maneira de documentar a pessoa que ele é hoje.
“Acho que esse é o objetivo geral”, diz ele. “Ser meio imortalizado dentro da música. Acho que esse disco me registra no início da minha vida adulta, o que seria bom de lembrar quando eu for mais velho.”
‘CALM’ está disponível agora.
Fonte: People
Tradução/Adaptação: Fernanda Lima (Equipe 5SOS Brasil)