A presença das megaestrelas One Direction, Katy Perry e da nova febre global, os artistas pop da Austrália, incluindo a 5 Seconds of Summer, significa que a premiação da Australia Recording Industry Association (ARIA), na quarta-feira, será o foco da atenção mundial como nunca foi antes.
O tapete vermelho e a cerimônia de premiação marcarão a maior noite da música australiana, que será transmitida pelo Channel Ten e para uma audiência de milhões de pessoas pela Fox International. O ARIA também foi convidado a fazer o upload das apresentações da boy band One Direction e de seus afiliados da 5SOS, no YouTube.
“Essa será a nossa primeira verdadeira transmissão internacional”, diz o chefe executivo do ARIA, Dan Rosen. “Milhões de pessoas de fora da Austrália estarão assistindo. Parece ser o primeiro ano, mais pessoas de fora da Austrália do que do interior do país irão assistir.”
No ano passado, 480 mil pessoas assistiram ao ARIA no Go! O maior público da sua história foi quando o Ten o transmitiu, em 2002. “A música australiana tem sido incrivelmente bem sucedida no cenário mundial, por isso queremos garantir que os nossos prêmios ARIA reflitam esse sucesso… e agora temos artistas internacionais que querem estar aqui para fazer parte disso”, diz Rosen.
Esse sucesso tem sido liderado por Iggy Azalea, que escreveu o hit do verão americano, “Fancy”, pela 5SOS (cujo álbum homônimo de estréia chegou ao topo das paradas dos Estados Unidos e já vendeu mais de 500.000 cópias), e Sia Furler (cujo apresentações de costas para o público, do brilhante single “Chandelier”, têm fascinado os telespectadores).
O ARIA anunciou outro convidado internacional no domingo, a britânica Charli XCX (que participou de “Fancy”). Charli não irá se apresentar, assim como outra grande estrela feminina do evento, Perry.
Se os fãs estão decepcionados pelo fato da americana não apresentar um de seus sucessos, como “Roar” ou “Dark Horse”, Rosen não tem remorsos: “Em um ano em que a música australiana foi tão forte, queremos abraçar o máximo de artistas australianos possível no palco do ARIA.”
A outra razão de Perry não se apresentar é que esse será oficialmente seu dia de folga. Ela irá fazer shows na segunda e terça-feira em Sydney, e em seguida, na quinta e sexta-feira em Brisbane.
O artista eletro de Melbourne, Chet Faker, tem o maior número de indicações, com nove, e é o favorito a ganhar o maior prêmio da noite, “Album of the Year” por seu histórico número #1, “Built on Glass”.
O votou publico na categoria “Song of the Year” traz a competição mais apertada, com “Fancy” travando uma batalha contra “Geronimo” de Sheppard, da “Que Sera” da Justice Crew, “She Looks So Perfect” da 5SOS e “Chandelier” da Sia. Azalea deve ganhar de Jessica Mauboy e Furler no prêmio de melhor artista feminino, enquanto Faker também devem ganhar o de melhor artista masculino.
O ARIA Awards será no The Star, em Sydney, na quarta-feira, dia 26 de novembro. Acesse smh.com.au/entertainment/arias para o nosso blog ao vivo de duas horas do tapete vermelho e para a cerimônia da premiação a partir das 05:00.
Horários:
Tapete vermelho: 02h00-04h00.
Cerimônia de premiação: 17h00.
Cobertura televisiva: a partir das 19h30 no canal Ten.
Apresentador: Osher Günsberg.
Apresentações de: One Direction, 5 Seconds of Summer, Chet Faker, Dan Sultan, Hilltop Hoods, Jessica Mauboy, orquestra Ska Melbourne, Neil Finn com Paul Kelly, Sheppard.
Hall da Fama: Molly Meldrum.
Fique de olho: Os concorrentes ao prêmio de “Song of The Year”, Sheppard, são grandes apostas para serem os próximos artistas australianos extourando no exterior.
Certeza: Chet Faker deverá ganhar como álbum e artista masculino do ano.
Acessórios para o ARIA: Com duas boybands sendo seguidas por centenas de fãs no tapete vermelho, não esqueça os seus protetores de ouvido.
Fonte: Sydney Morning Herald
Tradução/Adaptação: Equipe 5SOSBrasil